APETITOSA CARNE-SECA ACEBOLADA

24 de fevereiro de 2016

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

APETITOSA CARNE-SECA ACEBOLADA

Carne-seca acebolada é uma receita campeã! Com sabor de tempero de família, o preparo é simples, descomplicado, e a carne fica molhadinha e muito suculenta. Traga seu apetite, que você vai ficar fã! Vamos ao preparo?

INGREDIENTES

500 g de carne-seca ou carne de charque

3 colheres (sopa) de azeite extravirgem

1 cebola grande cortadas em tiras finas

3 dentes de alho picadinhos (opcional)

½ pimentão cortadinho

Água

Sal a gosto

COMO FAZER?

Corte a carne-seca em cubinhos de mais ou menos 7cm, para facilitar dessalgar. Ponha em uma tigela, lave bem em água corrente e depois escorra a água. Coloque 5 xícaras (chá) de água fria, de forma a cobrir os cubos de carne e leve à geladeira por 24h, para retirar o excesso de sal.

COMO FAZER?

Corte a carne-seca em cubinhos de mais ou menos 7cm, para facilitar dessalgar. Ponha em uma tigela, lave bem em água corrente e depois escorra a água. Coloque 5 xícaras (chá) de água fria, de forma a cobrir os cubos de carne e leve à geladeira por 24h, para retirar o excesso de sal.

Passado o tempo, escorra a água e coloque a carne em uma panela de pressão. Preencha com água até a metade da panela, tampe e leve para cozinhar em fogo médio por 10 minutos. Desligue o fogo, espere sair a pressão da panela antes de abrir. Nesse momento é preciso bastante atenção e cuidado. Depois que abrir, jogue a água do cozimento fora e repita novamente o processo anterior, mas dessa vez deixe cozinhar por 20 minutos na panela de pressão. Depois que der o tempo, espere sair a pressão da panela antes de abrir, verifique se a carne está macia, se ainda não estiver, tampe e deixe cozinhar mais cinco minutinhos. É que o tempo de preparo vai depender da potência do seu fogão.

Escorra a água, retire os cubos de carne da panela, coloque em uma travessa e desfie com um garfo. Se tiver alguma parte com gordura, você pode descartar, pois é mais saudável sem.

Pegue uma frigideira antiaderente e leve ao fogo médio com uma colher de azeite extravirgem, coloque a cebola e o alho para dourar, acrescente o pimentão e dê uma refogadinha. Adicione as outras duas colheres de azeite, despeje a carne desfiada, tempere com sal a gosto, e mexa com uma espátula, por uns três minutinhos, para incorporar bem o sabor dos ingredientes à carne.

Está prontinha, sirva bem quentinha, com o acompanhamento que quiser. Fica dez com a famosa dupla arroz e feijão!

#DicaEsperta Você pode fazer com outras carnes, o sabor fica diferente e você não vai precisar fazer o processo de dessalgue. Se desejar, pode também acrescentar outros temperos.

#DicaEsperta Para dar um toque especial, coloque azeitonas quando a carne já estiver pronta.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Inspiração da receita: panelinha.ig.com.br

Fonte das imagens:
Imagem 1: oceanoazul.net.br
Imagem 2: fazergourmet.com.br
Imagem 3: gnt.globo.com
Imagem 4: panelinha.ig.com.br
Imagem 5: brincandodecozinharecia.blogspot.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER