Imagem de destaque
APRENDA COMO PLANTAR SUCULENTAS EM XÍCARAS

09 de agosto de 2016

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

APRENDA COMO PLANTAR SUCULENTAS EM XÍCARAS

Suculentas em xícaras são adoráveis, decoram e inspiram! Fáceis de cuidar, já que não são regadas diariamente, trazem um pedacinho da natureza pra pertinho da gente. Quer aprender a plantar? Escolha a xícara, que vamos dar uma mãozinha, o passo a passo está todinho aqui. Optamos por uma xícara branca, para pintar e liberar a imaginação, mas você pode fazer com as xícaras ou bowls (tigelinhas) que já tem em casa, com cores e formatos diferentes.

MATERIAL

Uma xícara de chá de cerâmica (pode escolher um bowl também)

Tintas acrílicas (das cores que preferir)

Verniz Acrílico Brilhante

Pincéis de pintura

Suculentas (que você compra em floriculturas, lojas de jardinagem ou em alguns mercados)

Terra para jardinagem

Um pedaço de feltro

Furadeira

Uma broca especial para furar cerâmica

Um borrifador de água

Fita crepe

COMO FAZER?

O primeiro passo é fazer um buraquinho na base da xícara ou bowl de cerâmica. Furar pode parecer de outro mundo, mas é simples, acredite! Experimente e comprove. Você vai ficar feliz em aprender algo novo e mudar seus conceitos.

Marque o local do furo com um lápis e cole um pedacinho de fita crepe, que ajuda na hora de furar, porque sua textura contribui para a broca não escorregar. Borrife um pouco de água no local que será furado. Sabe por quê? O atrito da broca na cerâmica produz muito calor, a água ajuda esfriar e evitar acidentes.

Outra dica, para tudo sair certinho, é colocar a cerâmica sobre uma superfície plana. Com uma mão você fura e a outra segura a cerâmica. Se tiver uma ajudinha nessa hora será bem-vinda, para segurar. Posicione a furadeira no sentido perpendicular à xícara ou bowl. Como a cerâmica não é um material muito macio, você vai perceber certa resistência na hora do furo, mas cuidado para não errar a mão e não fazer muita força e a cerâmica trincar.


AGORA VAMOS PINTAR?

Você pode usar a xícara ou bowl que tiver em casa ou criar desenhos em uma cerâmica branca. Escolha uma xícara ou bowl brancos e de cerâmica. Pense nos desenhos que deseja, pode optar por fazer desenhos livres ou usar um molde. Uma boa dica é que antes de pintar em definitivo, use um lápis e faça um esboço na cerâmica com corações, formas geométricas, estrelas, o que sua imaginação sugerir. Depois pinte as cores escolhidas com um pincel.

Deixe a tinta secar e com o auxílio de um pincel, passe uma camada de verniz acrílico brilhante, que garante melhor acabamento e durabilidade.

CHEGOU A HORA DE PLANTAR!

Forre o fundo da cerâmica com um pedaço de feltro, que não precisa ser muito grande, mas deve cobrir todo o fundo. E pra que serve o feltro? Ele funciona como um filtro retendo os nutrientes e evita que a terra escorra pelo buraquinho, ou que uma pedrinha entupa o buraco e prejudique a drenagem da água. Uma planta molhada em excesso morre afogada, é um ser vivo, com suas delicadezas.

Coloque terra aos poucos sobre o feltro, até preencher a xícara ou bowl. Transplante a suculenta com cuidado, posicione da forma que quiser, mas não se esqueça de cobrir as laterais com terra para ela ficar bem segura. Se desejar, pode colocar um pouco de musgo por cima da terra, que dá um charme a mais e ajuda reter a umidade.

Prontinho! Suculentas não precisam de muita água, molhe pouco e somente duas vezes por semana. Elas precisam de sol, mas não em demasia, deixe expostas em média quatro horas por dia.

O bacana dessa ideia é que você pode fazer quantas vezes quiser, é só repetir o passo a passo e levar um pedacinho da natureza para seu lar.



Fonte das imagens:
Imagem 1: rioetc.com.br
Imagem 2: mixlar.com.br
Imagens 3, 4 e 6: dcoracao.com
Imagens 5, 6 e 10: maniadedecoracao.com
Imagem 7: bohemefithome.blogspot.com
Imagem 8: casamentoclick.com
Imagem 9: sereismos.wordpress.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER