BANQUINHO PARA SENTAR E RENOVAR

19 de agosto de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

BANQUINHO PARA SENTAR E RENOVAR

Pra sentar e prosear! Sabe aquele banquinho sem graça no cantinho? Forre com tecido colorido, pinte os pés, que ele ganha vida nova!  Sem gastar muito, você dá um up na decoração. A transformação é superfácil e o banquinho tem várias utilidades, pode ser usado na sala, cozinha e até como mesinha de cabeceira.

A escolha do tecido é o ponto de partida para dar novo ar ao banquinho. Escolha o tecido que quiser, dê preferência aos de algodão, pois os sintéticos ficam transparentes. Compre o tecido de acordo com a quantidade de bancos e a área dos assentos. Compre com sobra, porque você vai precisar para dar o acabamento. Já que a ideia é inovar, ouse com uma estampa colorida, mas que tenha a ver com sua identidade. Chita é uma opção alegre, descontraída e o custo é bem baratinho. Pinte os pés do banco com cores que harmonizem com a estampa, pode pintar também de uma única cor ou liberar a criatividade e fazer pequenos desenhos.

Confira o passo a passo e personalize com muito estilo. O tecido e cores são sugestões para iluminar suas ideias e abrir passagem para seu toque único.

MATERIAL

Banquinho de madeira (não precisa comprar, escolha um que já tenha em casa)

Tecido estampado (quantidade suficiente para cobrir o assento do banco ou bancos, com sobra para dar o acabamento)

Tinta látex acrílica branca fosca

Tinta acrílica para artesanato

Verniz finalizador brilhante spray

Lixas para madeira no 100 e no 150

Rolinho de pintura

Pincéis para pintura

Cola branca diluída (veja como fazer no passo a passo)

Tesoura

Água

Pano para limpar o banco

COMO FAZER?

Primeiro lixe o banquinho com a folha no 100 e depois com a no 150, para que fique bem lisinho. Após lixar, limpe com um pano úmido e deixe secar um pouco.

Com o auxílio do rolinho, passe duas demãos da tinta acrílica branca. Espere secar entre uma demão e outra. E no final da segunda demão, deixe secar novamente, para continuar a transformação.

Dilua a cola (nove partes de cola para uma parte de água) e aplique com a ajuda de um pincel no assento do banco, na parte que deseja cobrir. Coloque o tecido sobre o assento, estique bem, para não ficar enrugado, e não esqueça de deixar sobra de tecido para o acabamento.

Deixe a cola secar, depois aplique sobre o tecido do assento outra solução de cola diluída (agora são seis partes de cola para quatro de água). Espere secar novamente.

Corte a sobra do tecido rente à borda do banco, mas deixe uma sobra para colar no fundo com a mesma solução de cola diluída (nove partes de cola para uma parte de água). Se quiser eliminar as rebarbas do tecido, lixe com a folha no 100 até desgastar.

Coloque o banco de cabeça para baixo e pinte os pés com tinta para artesanato nas cores desejadas, pode pintar os pés de uma cor só, duas cores ou fazer desenhos. A criatividade, fica por sua conta e gosto. Para harmonizar, use cores complementares ou semelhantes à estampa do tecido. Espere secar a tinta e finalize com verniz spray.

#DicaEsperta Para o assento do banco ficar macio, corte uma espuma ou manta acrílica no formato do assento e coloque entre o tecido e o banco.

Fonte das imagens:
Imagens 1, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11: casaabril.com.br
Imagem 2: rosinhadechita
Imagem 3: glossariofashion.com.br
Imagem 12: hearthandmade.co.uk

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER