BATATA RECHEADA AO GOSTO DO FREGUÊS

14 de abril de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

BATATA RECHEADA AO GOSTO DO FREGUÊS

Batata recheada é uma opção esperta e deliciosa para incrementar qualquer refeição. O recheio é bem democrático, fica ao gosto do freguês, e a criatividade está presente também na apresentação, que evoca um ar gourmet. É aquela comida caseira, que dá um show na combinação, e a pessoa pode utilizar o que tiver em casa. Uma culinária com poucas regras, que destaca o prazer na elaboração.

RECHEIO COM OVOS E BACON

Ingredientes

4 batatas grandes

4 ovos

100g de bacon cortado em tirinhas

200g de queijo muçarela* (você pode substituir por outro da sua preferência)

1 colher (sopa) de salsa picada

1 colher de sopa de manteiga

Orégano a gosto

Pimenta-do-reino a gosto (opcional)

Azeite

Sal a gosto

COMO FAZER

Preaqueça o forno a 180º.

Lave as batatas e leve ao fogo médio para cozinhar com a casca, quanto estiverem al dente (cozidas, mas ainda firmes, não muito moles, porque elas ainda vão ao forno com o recheio), retire do fogo, escorra a água e reserve.

Em uma frigideira, coloque um fiozinho de azeite e frite as tiras de bacon dos dois lados. Depois retire do fogo e corte em pedaços pequenos. Deixe reservado em um papel-toalha, para absorver o excesso de gordura.

Pegue as batatas já cozidas, coloque na posição horizontal e faça um corte, semelhante ao das imagens. Guarde a tampa que cortou, porque você vai usar no final da receita. Retire a polpa das batatas com uma colher, você pode aproveitar essa polpa para fazer um purê e usar em outra refeição, pois cozinha não é lugar desperdício, não é mesmo?

Passe manteiga na parte de dentro de todas as batatas. Preencha com o queijo cortado em pedaços e bacon. Coloque os ovos por cima e tempere com orégano, pimenta-do-reino, salsinha e sal a gosto. Cuidado para não salgar, porque a receita já tem queijo. Finalize com pedacinhos de bacon e queijo. Repita o passo a passo com todas as batatas e cubra cada uma com a tampa que cortou no início.

Coloque as batatas em uma forma untada com manteiga ou azeite, leve ao forno preaquecido por 15 a 20 minutos, o tempo de cozimento depende da potência do seu forno, então fique ligada, tá bom?

Depois é só degustar ainda quente, você pode servir em qualquer refeição. Uma boa ideia é fazer uma surpresa no café da manhã e deixar todo mundo de boca aberta!

RECHEIO COM FRANGO E REQUEIJÃO

INGREDIENTES

4 batatas grandes com casca

1 pote de requeijão cremoso (200g)

2 colheres de sopa de leite

1 xícara de chá de frango desfiado cozido

1 de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de queijo ralado

200g de muçarela*

1 cebola média

Salsa e cebolinha a gosto

Sal a gosto

COMO FAZER

Preaqueça o forno a 180º.

Faça as batatas como ensinamos acima, e depois retire a polpa e reserve. Na hora de preparar o recheio, pique a cebola e doure na manteiga. Em uma tigela, misture o requeijão cremoso, o frango já cozido, a cebola refogada e as duas colheres de leite até formar uma pasta.

Corte a muçarela em pedacinhos e adicione à mistura, junto com a polpa que foi retirada das batatas. Mexa bem até tudo ficar incorporado, acrescente um pouquinho de sal, salsa e cebolinha, e misture novamente. Não coloque muito sal, porque ainda vamos utilizar queijo parmesão ralado.

Coloque a mistura dentro das batatas, e polvilhe por cima o queijo parmesão ralado. Deixe um pouquinho do queijo muçarela para polvilhar por cima também. Coloque em uma forma untada com manteiga ou azeite e leve ao forno preaquecido por 15 a 20 minutos, depois é só servir!

#DicaEsperta Você pode misturar a polpa da batata com purê de abóbora, adicionar bacon e temperar como quiser. Fica delicioso!

#DicaEsperta Coloque um pouquinho de bacon no recheio de frango, para ativar ainda mais o sabor. Pode acrescentar também brócolis e legumes cozidos no vapor.

#DicaEsperta Use o queijo que preferir, queijo cheddar fica também delicioso.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Curiosidade: *A grafia correta é muçarela, pois o duplo z de palavras de origem italiana, em português se escreve com ç.

Fonte das imagens:
Imagens 3,4, 5, 6, 7, 8, 9: kidskubby.com
Imagem 10: preventionrd.com
Imagem 11: danimayumi.com.br
Imagem 12: sallysbakingaddiction.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    Cookies: A Itatiaia utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

    Concordar e fechar