Imagem de destaque
Bolo molhadinho de brigadeiro

23 de março de 2018

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

Bolo molhadinho de brigadeiro

Feriadão tem tudo a ver com família reunida e comida gostosa. Está na dúvida de qual sobremesa fazer? Vá de chocolate! Molhadinho, fofinho, o bolo de brigadeiro é uma pedida apetitosa. Dissolve na boca, e você ainda pode decorar com frutas. Experimente a receita e depois conta para gente o que achou.

Ingredientes para o bolo

4 ovos (separar a clara da gema)
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento para bolo
½ colher de café de bicarbonato
3/4 xícara (chá) de óleo
3/4 xícara (chá) de água morna
1 xícara (chá) de chocolate em pó ou cacau em pó
Manteiga e farinha de trigo para untar a forma

Ingredientes para o recheio e cobertura

2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
½ xícara (chá) de cacau em pó
½ xícara de chocolate granulado para cobertura (opcional)
Frutas para decorar (opcional)

Como fazer?

Preaqueça o forno a 180º.

Unte uma forma, preferencialmente de aro removível, com manteiga e farinha de trigo, e reserve.

Bata as claras em neve e reserve.

Bata as gemas e o açúcar, depois acrescente o óleo e os ¾ de chocolate em pó, já dissolvido na água morna. Adicione a farinha de trigo e bata bem, até ficar uma massa homogênea.

Desligue a batedeira e acrescente as claras batidas em neve, delicadamente para não perder a aeração. Misture, também, delicadamente o fermento em pó e o bicarbonato.

Despeje a massa na forma untada e leve para assar, no forno preaquecido, por aproximadamente 40 minutos. O tempo de cozimento vai depender da potência do seu forno, portanto, é importante ficar de olho.

Após o cozimento, retire do forno, deixe esfriar um pouco e corte o bolo ao meio, no sentido horizontal, com uma faca ou linha.

Vamos fazer o recheio e a cobertura!

Coloque o leite condensado, a manteiga e o cacau em pó em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa sempre até ficar com a consistência de brigadeiro mole.

Com metade do creme, recheie o bolo. A outra metade, você usa para cobertura. Se desejar, polvilhe chocolate granulado por cima e decore com frutas. Pode usar morangos, cerejas, mirtilo, amoras, as frutas que desejar, contanto que harmonizem com o sabor do chocolate.

#DicaEsperta Quer deixar o bolo mais molhadinho? Faça uma calda com 3 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 e 1/2 xícara de água e 1 colher de sopa de açúcar. Leve os ingredientes para ferver em fogo brando. Quando ferver, desligue o fogo e espere esfriar. Depois faça furinhos na massa do bolo assado e regue a calda, com a ajuda de uma colher. Só depois de regar, é que você acrescenta o recheio, tá bom?

#DicaEsperta Em vez de untar a forma com farinha de trigo, você pode untar com cacau em pó. Pode também substituir o chocolate granulado da cobertura, por raspinhas de chocolate meio amargo ou ao leite.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte de inspiração da receita: mdemulher.abril.com.br

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    Cookies: A Itatiaia utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

    Concordar e fechar