BUTTERMILK FEITO EM CASA

10 de novembro de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

BUTTERMILK FEITO EM CASA

Você sabe o que é buttermilk? Se pensou na tradução literal que seria leite com manteiga, não acertou. É um ingrediente pouco comercializado no Brasil, uma sobra da fabricação da manteiga. Ele é ligeiramente ácido e muito usado na América do Norte nas receitas de cupcakes, bolos, pães e panquecas. Quais as vantagens? Tem menos gordura que o leite comum, porque a maior parte da gordura foi para produção da manteiga. Facilita a digestão ao amenizar o glúten da farinha e deixa as massas mais gostosas e fofinhas. Mas não é recomendado consumir como leite no cafezinho, pois tem um gosto levemente azedo. Use e abuse nas receitas, mas deixe longe do cafezinho! Ah! E não se preocupe com o sabor levemente azedo, pois ele não influencia no sabor das receitas, muito pelo contrário!

Agora que você já conhece esse ingrediente mágico, que tal experimentar? Como não é fácil encontrar nos supermercados, vamos ensinar uma receita facílima de buttermilk caseiro. O segredinho é tão bom, que tá liberado, pode mandar por WhatsApp para as amigas!

INGREDIENTES

1 xícara de leite integral (se quiser pode usar desnatado)

1 ½ colher de sopa de suco de limão ou 1 ½ colher de chá de vinagre branco (o de álcool)

COMO FAZER?

Esprema o limão sobre uma peneira, para os gominhos não passarem.

Em um recipiente, misture levemente o leite e o suco do limão, e reserve. Deixe descansar por no mínimo 10 minutinhos, em temperatura ambiente, até talhar.

Está prontinho, use na suas receitas logo após o preparo.

#DicaEsperta Quer fazer mais buttermilk? É só seguir a proporção que ensinamos na receita, para cada xícara de leite (240 ml), 1 ½ colher de sopa de suco de limão ou 1 ½ colher de chá de vinagre branco.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER