COMO ARMAZENAR ALIMENTOS NA GELADEIRA

25 de setembro de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

COMO ARMAZENAR ALIMENTOS NA GELADEIRA

Quer uma mãozinha para organizar sua geladeira? Nós te damos duas! Guardar os alimentos pode parecer uma tarefa simples, mas pequenos erros interferem na qualidade e conservação. Veja dicas supimpas para você economizar e evitar desperdícios.

NÃO DEIXE OVOS, LEITE E DERIVADOS NA PORTA DA GELADEIRA

Apesar de muitas geladeiras possuírem compartimento para armazenar ovos na porta, esse não é o lugar ideal. Pelo movimento natural de abrir e fechar, a porta é o espaço da geladeira mais suscetível a variação de temperatura. O ovo é um alimento muito perecível, a alteração constante de temperatura interfere na durabilidade e faz estragar com mais rapidez.

Leites e derivados, como manteiga, queijos, iogurte e requeijão, também estragam com mais facilidade na porta da geladeira. Deixe-os na prateleira de cima ou na gaveta superior (se sua geladeira tiver), porque é mais perto do congelador e são alimentos que precisam de ar mais frio. É bom, também, manter distância entre os alimentos para o ar refrigerado circular mais livremente.

O QUE GUARDAR NA PORTA DA GELADEIRA?

Como o abre-e-fecha é constante, armazene na porta alimentos que suportam maiores variações de temperatura, por exemplo, sucos e condimentos.

Evite guardar catchup, mostarda e maionese na porta da geladeira, porque diminui a validade.

COMO GUARDAR O PÃO?

O pão resfriado dura mais tempo que fora da geladeira, mas o ideal é guardá-lo no congelador, em um recipiente fechado. Na geladeira, o pão resseca mais facilmente. Na hora de comer, é só colocar o pão em uma forma e levar ao forno preaquecido, ele vai descongelar e ficar crocante.

NÃO LAVE FRUTAS E LEGUMES ANTES DE USAR

Armazene frutas e legumes dentro de sacos plásticos transparentes, na gaveta inferior da geladeira. Procure retirar o máximo de ar possível do saco. A umidade faz com que apodreçam mais rapidamente, portanto, só lave e corte na hora de usar. Outro bom motivo para guardar legumes e verduras na gaveta inferior, é que o excesso de frio pode queimá-los.

Ah! Evite guardar bananas e mangas na geladeira, pois elas liberam gases que aceleram a decomposição de outros alimentos.

 O que guardar na prateleira intermediária e inferior?

A prateleira intermediária é perfeita para guardar sobras de alimentos cozidos e tampados, que em breve serão consumidos, além de sobremesas como tortas e pudins.

Já na gaveta inferior, que a refrigeração é menor, guarde frutas e doces que não levem leite, pois não precisam de tanto frio.

LUGAR DE CEBOLA É NA FRUTEIRA OU DESPENSA

Não coloque a cebola na geladeira, ela libera gases que aceleram o apodrecimento de outros vegetais. Ela precisa também de ventilação, estraga com mais facilidade em lugares úmidos. O ideal é que ela fique fora da geladeira na fruteira ou despensa. Outro detalhe importantíssimo, deixe-as longe das batatas, para as batatas não estragarem mais rapidamente.

Um grande parceiro da cebola no tempero, o alho, também precisa de ventilação, na geladeira ele perde um pouco do sabor e pode gerar mofo. Ele só deve ser guardado na geladeira, se estiver picado. Quando não estiver picado, guarde o alho solto, na fruteira.

E O TOMATE?

Que o tomate é uma fruta e não um legume, você já deve saber, mas que não deve guardar na geladeira, talvez seja novidade para você! É um alimento que, pelo costume, vai parar de gaiato na geladeira, mas a refrigeração interfere no sabor e faz deteriorar com mais facilidade. Compre a quantidade do consumo da semana e deixe-os na fruteira de cabeça para baixo.

GUARDE O QUE SOBROU DOS ENLATADOS EM POTES DE VIDRO

Abriu um enlatado e não consumiu tudo? Guarde o que sobrou em potes de vidro higienizados e depois conserve na geladeira.

EVITE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

Guarde a carne crua dentro de embalagens fechadas no congelador, nunca deixe aberta ou misturada com outros alimentos, para não ocorrer contaminação por bactérias.

AZEITE E MEL NÃO FICAM NA GELADEIRA

Armazene o azeite em um local fresco que não incida luz direta. Na geladeira, ele condensa e ganha uma consistência dura como a manteiga.

O mel também deve ficar fora da geladeira, refrigerado ele cristaliza.

ONDE COLOCAR OS MELÕES E MELANCIAS?

Pesquisas recentes comprovaram, que manter melões e melancias em temperatura ambiente, contribui para conservar as propriedades antioxidantes. Só deixe na geladeira, depois de cortados, por até quatro dias.

VAI CONGELAR?

Congele em pequenas porções, porque facilita a utilização. Coloque etiquetas com o nome do produto e a data de congelamento. Ah! Se o alimento estiver quente, espere esfriar um pouco, antes de colocar direto no congelador.

Quando for descongelar, retire do freezer na noite anterior e deixe descongelar dentro da geladeira, nunca descongele fora da geladeira.

LIMPAR A GELADEIRA UMA VEZ POR MÊS É ESSENCIAL

Faça uma limpeza rápida, escolha um dia que a geladeira não esteja tão repleta de alimentos. Desligue a geladeira, para não consumir muita energia, e limpe com a mistura de uma colher de sopa de bicarbonato em um litro de água morna. Coloque um pouco dessa mistura em um pano limpo e passe nas prateleiras e paredes da geladeira.

Não use detergentes ou água sanitária, pois o cheiro pode passar para os alimentos.14

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    Cookies: A Itatiaia utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

    Concordar e fechar