COMO ARMAZENAR ALIMENTOS NA GELADEIRA
Quer uma mãozinha para organizar sua geladeira? Nós te damos duas! Guardar os alimentos pode parecer uma tarefa simples, mas pequenos erros interferem na qualidade e conservação. Veja dicas supimpas para você economizar e evitar desperdícios.
NÃO DEIXE OVOS, LEITE E DERIVADOS NA PORTA DA GELADEIRA
Apesar de muitas geladeiras possuírem compartimento para armazenar ovos na porta, esse não é o lugar ideal. Pelo movimento natural de abrir e fechar, a porta é o espaço da geladeira mais suscetível a variação de temperatura. O ovo é um alimento muito perecível, a alteração constante de temperatura interfere na durabilidade e faz estragar com mais rapidez.
Leites e derivados, como manteiga, queijos, iogurte e requeijão, também estragam com mais facilidade na porta da geladeira. Deixe-os na prateleira de cima ou na gaveta superior (se sua geladeira tiver), porque é mais perto do congelador e são alimentos que precisam de ar mais frio. É bom, também, manter distância entre os alimentos para o ar refrigerado circular mais livremente.
O QUE GUARDAR NA PORTA DA GELADEIRA?
Como o abre-e-fecha é constante, armazene na porta alimentos que suportam maiores variações de temperatura, por exemplo, sucos e condimentos.
Evite guardar catchup, mostarda e maionese na porta da geladeira, porque diminui a validade.
COMO GUARDAR O PÃO?
O pão resfriado dura mais tempo que fora da geladeira, mas o ideal é guardá-lo no congelador, em um recipiente fechado. Na geladeira, o pão resseca mais facilmente. Na hora de comer, é só colocar o pão em uma forma e levar ao forno preaquecido, ele vai descongelar e ficar crocante.
NÃO LAVE FRUTAS E LEGUMES ANTES DE USAR
Armazene frutas e legumes dentro de sacos plásticos transparentes, na gaveta inferior da geladeira. Procure retirar o máximo de ar possível do saco. A umidade faz com que apodreçam mais rapidamente, portanto, só lave e corte na hora de usar. Outro bom motivo para guardar legumes e verduras na gaveta inferior, é que o excesso de frio pode queimá-los.
Ah! Evite guardar bananas e mangas na geladeira, pois elas liberam gases que aceleram a decomposição de outros alimentos.
O que guardar na prateleira intermediária e inferior?
A prateleira intermediária é perfeita para guardar sobras de alimentos cozidos e tampados, que em breve serão consumidos, além de sobremesas como tortas e pudins.
Já na gaveta inferior, que a refrigeração é menor, guarde frutas e doces que não levem leite, pois não precisam de tanto frio.
LUGAR DE CEBOLA É NA FRUTEIRA OU DESPENSA
Não coloque a cebola na geladeira, ela libera gases que aceleram o apodrecimento de outros vegetais. Ela precisa também de ventilação, estraga com mais facilidade em lugares úmidos. O ideal é que ela fique fora da geladeira na fruteira ou despensa. Outro detalhe importantíssimo, deixe-as longe das batatas, para as batatas não estragarem mais rapidamente.
Um grande parceiro da cebola no tempero, o alho, também precisa de ventilação, na geladeira ele perde um pouco do sabor e pode gerar mofo. Ele só deve ser guardado na geladeira, se estiver picado. Quando não estiver picado, guarde o alho solto, na fruteira.
E O TOMATE?
Que o tomate é uma fruta e não um legume, você já deve saber, mas que não deve guardar na geladeira, talvez seja novidade para você! É um alimento que, pelo costume, vai parar de gaiato na geladeira, mas a refrigeração interfere no sabor e faz deteriorar com mais facilidade. Compre a quantidade do consumo da semana e deixe-os na fruteira de cabeça para baixo.
GUARDE O QUE SOBROU DOS ENLATADOS EM POTES DE VIDRO
Abriu um enlatado e não consumiu tudo? Guarde o que sobrou em potes de vidro higienizados e depois conserve na geladeira.
EVITE CONTAMINAÇÃO CRUZADA
Guarde a carne crua dentro de embalagens fechadas no congelador, nunca deixe aberta ou misturada com outros alimentos, para não ocorrer contaminação por bactérias.
AZEITE E MEL NÃO FICAM NA GELADEIRA
Armazene o azeite em um local fresco que não incida luz direta. Na geladeira, ele condensa e ganha uma consistência dura como a manteiga.
O mel também deve ficar fora da geladeira, refrigerado ele cristaliza.
ONDE COLOCAR OS MELÕES E MELANCIAS?
Pesquisas recentes comprovaram, que manter melões e melancias em temperatura ambiente, contribui para conservar as propriedades antioxidantes. Só deixe na geladeira, depois de cortados, por até quatro dias.
VAI CONGELAR?
Congele em pequenas porções, porque facilita a utilização. Coloque etiquetas com o nome do produto e a data de congelamento. Ah! Se o alimento estiver quente, espere esfriar um pouco, antes de colocar direto no congelador.
Quando for descongelar, retire do freezer na noite anterior e deixe descongelar dentro da geladeira, nunca descongele fora da geladeira.
LIMPAR A GELADEIRA UMA VEZ POR MÊS É ESSENCIAL
Faça uma limpeza rápida, escolha um dia que a geladeira não esteja tão repleta de alimentos. Desligue a geladeira, para não consumir muita energia, e limpe com a mistura de uma colher de sopa de bicarbonato em um litro de água morna. Coloque um pouco dessa mistura em um pano limpo e passe nas prateleiras e paredes da geladeira.
Não use detergentes ou água sanitária, pois o cheiro pode passar para os alimentos.14
Deixe seu comentário