COMO FAZER LEITE DE AMÊNDOAS CASEIRO E NUTRITIVO

17 de abril de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

COMO FAZER LEITE DE AMÊNDOAS CASEIRO E NUTRITIVO

O leite de amêndoas é muito nutritivo e ajuda a alcalinizar nosso sangue, portanto, mantém o organismo mais equilibrado. As amêndoas, junto com as castanhas, nozes e avelãs, fazem parte das frutas oleaginosas, que mesmo com muitas calorias,  se forem consumidas da forma correta, são excelentes parceiras nas dietas e combatem o colesterol. Possuem propriedades antioxidantes, evitam o acúmulo de gordura, melhoram a imunidade e, segundo pesquisa da Experimental Biology, uma organização norte-americana, auxiliam na redução de doenças cardíacas. Além de todas essas vantagens, são uma boa opção para quem tem intolerância a lactose.

Você sempre teve vontade de experimentar, mas o preço caro no supermercado fez o leite de amêndoas passar longe do seu cardápio? Vamos dar uma solução! Confira agora uma receita simples, que você pode fazer em casa, e invista na sua saúde.

INGREDIENTES

1 copo de amêndoas cruas (copo de 200 ml)

3 copos de água (é uma receita básica, se quiser um leite mais diluído aumente a quantidade de água)

Essência de baunilha a gosto (é opcional, se não quiser, não precisa colocar)

MATERIAL

Liquidificador

Pano específico para coar leite de vegetais (você encontra em lojas de produtos naturais, mas se não tiver, pode usar uma peneira fina ou gaze para coar)

COMO FAZER

Escolha amêndoas de boa qualidade, se na sua cidade tiver uma feirinha de produtos orgânicos, é uma boa opção, pois esses produtos são livres de agrotóxicos e ótimos para saúde.

Lave as amêndoas, encha um copo com elas, depois despeje as amêndoas em uma vasilha com água, com uma quantidade que dê para cobrir. Deixe as amêndoas de molho na água por no mínimo 6h, para começar o processo de germinação e aumentar a energia vital, importante para nosso organismo. Você pode colocar de molho antes de dormir, e deixar de um dia para o outro.

Após esse período, escorra a água e retire a casca, é opcional, se quiser pode bater com a casca, mas na receita tiramos. Coloque as amêndoas dentro do liquidificador, adicione três copos de água, se quiser um leite mais diluído, coloque um copo a mais de água. Acrescente um pouco de essência de baunilha, que é opcional. Bata tudo por um minuto. Depois coe com um pano específico para fazer leite vegetal, se não tiver, pode coar com uma peneira fina ou uma gaze. O leite está prontinho, e pode ser conservado tampado na geladeira por até quatro dias.

#DicaEsperta Você pode consumir puro ou adicionar complementos. No café da manhã ou em outras refeições, acrescente um pouco de cacau em pó, mel ou um pouquinho de açúcar mascavo.

#DicaEsperta Use em vitaminas, com bananas, maçãs, por exemplo, fica uma maravilha. Se desejar adoce com mel, açúcar mascavo ou demerara.

#DicaEsperta Tome também com cereais e frutas, no café da manhã.

#DicaEsperta Tem uma família grande e quer aumentar a receita? É só dobrar os ingredientes, na mesma proporção.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte das imagens:
Imagens 4 e 5: presentway.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER