COMO FAZER MANTEIGA COMPOSTA

03 de julho de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

COMO FAZER MANTEIGA COMPOSTA

Você sabe o que é manteiga composta? É uma mistura simples de manteiga com ervas e outros temperos, que serve para turbinar o sabor de carnes, massas, vegetais e até a fatia do pãozinho de todos os dias.

Existem muitas versões para manteiga composta, pode ser preparada com um único tipo de erva ou variar os ingredientes. A combinação fica ao gosto do freguês. Mas na prática o preparo é descomplicado e rapidinho. É um truque culinário que aromatiza e aguça o sabor das receitas. Se tiver uma hortinha em casa, pode aproveitar e testar as iguarias.

Sugerimos uma maneira de fazer, mas explore novas, cozinha é lugar de inventar e se reinventar! Depois conte suas descobertas, combinado?

INGREDIENTES

100g de manteiga a temperatura ambiente

1 colher de sopa de manjericão fresco

1 colher de sopa de salsinha fresca

2 dentes de alho amassado

2 raminhos de tomilho

2 folhas de sálvia

Pimenta-do-reino a gosto

Sal a gosto

MATERIAL

Papel-manteiga

COMO FAZER?

Se a manteiga estiver na geladeira, retire e deixe fora por no mínimo 30 minutos, porque a manteiga precisa estar em temperatura ambiente.

Higienize as ervas e seque-as totalmente com a ajuda de um papel-toalha. Descasque e amasse os dentes de alho. Pique as ervas.

Coloque a manteiga dentro de uma tigela, adicione as ervas e o alho amassado. Misture tudo com o auxílio de uma colher, para os ingredientes ficarem bem incorporados.

Pegue o papel-manteiga e corte com ajuda de uma tesoura no formato retangular, com aproximadamente 30 cm de comprimento. Coloque a mistura no centro e enrole como um rolinho. Feche as pontas, como se fosse o papel de uma bala. Depois leve ao congelador para firmar.

Na hora de usar, é só retirar do congelador e cortar as rodelas. Tem múltiplas utilidades, use para ressaltar o gosto de carnes, peixes, massas, dar um toque especial ao ovo frito, colocar em torradas e assar rapidamente no forno… Na prática, você vai perceber que é um segredinho maravilhoso, daqueles que se conta rapidinho para as amigas.

#DicaEsperta Além de outras ervas, experimente adicionar também raspinhas de limão e uma colher de sumo de limão à receita.

#DicaEsperta Se não tiver papel manteiga, pode substituir por papel-filme.

Fonte das imagens:
Imagem 5: cozinhapequena.com
Imagem 6: brit.co
Imagem 7: goodlifeeats.com
Imagem 8: afamilyfeast.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER