Imagem de destaque
COMPOTA DE BANANA VAI BEM A QUALQUER HORA

17 de agosto de 2016

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

COMPOTA DE BANANA VAI BEM A QUALQUER HORA

Sabe aquela receita que vale ouro, que merece ser compartilhada com as amigas? Compota de banana faz parte desse time. É uma delícia sem hora marcada, faz bonito no café da manhã, no lanche da tarde e no jantar. A versatilidade é tanta, que pode ser usada como recheio de tortas e panquecas. Com bolo de canela faz um casamento perfeito e tem a cara da casa da vovó. De preparo simples e poucos ingredientes, vai conquistar o pódio entre as favoritas da sua casa.

INGREDIENTES

10 bananas nanicas ou prata, maduras

4 ½ xícara de chá de água

3 xícaras de chá de açúcar (pode usar o comum ou mascavo)

1 pau de canela pequeno

3 cravos-da-índia

Sumo de um limão

50 ml de conhaque (é opcional, não se preocupe que o álcool evapora na fervura, só adiciona sabor)

1/4 de colher (chá) de noz-moscada em pó (opcional)

COMO FAZER?

Corte as bananas em rodelas grossas e reserve.

Em uma panela, preferencialmente antiaderente, coloque o açúcar, com um pouco da água, o quanto baste para fazer uma calda rala, e leve ao fogo baixo. Quando a calda estiver caramelizada, adicione as rodelas de bananas, o restante da água, a canela em pau, os cravos-da-índia, o sumo do limão, o conhaque e a noz-moscada. Misture delicadamente e deixe cozinhar em fogo baixo. O tempo de cozimento é de aproximadamente 50 minutos, mas fique de olho, porque vai depender da potência do seu fogão. A compota está pronta quando a calda engrossar e as bananas estiverem com uma cor avermelhada.

Espere esfriar e ponha em uma vasilha com tampa e leve à geladeira. O ideal é consumir gelada.

No café da manhã, você pode colocar por cima do iogurte natural ou na panqueca. Como recheio de bolo também fica diferente e muito gostoso. Vai receber amigos no fim de semana? Sirva um pouco de compota com uma bola de sorvete de creme ou creme de leite, eles vão amar! Com essa receita de mil e uma utilidades, o sabor marca presença e você não fica na mão.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte das imagens:
Imagem 3: BuzzFeed
Imagem 4: tuasreceitas.com.br 

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER