CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE COOKTOP

19 de fevereiro de 2016

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE COOKTOP

O cooktop virou febre e está no topo da lista de desejo das casas modernas. A tendência não é passageira, faz parte da evolução da tecnologia e costumes.  A cozinha deixou de ser um espaço escondido da casa, destinado apenas ao preparo das refeições, e tornou-se estrela de primeira grandeza, que propicia novas experiências e encontros.  E o cooktop surge nesse cenário como um eletro que soma aproveitamento de espaço, desempenho e design sofisticado. É a beleza que enche os olhos e põe sabor na mesa. O eletro que traz estilo e um toque gourmet ao dia a dia.

Como é um produto novo, muitas dúvidas surgem na hora de escolher o modelo ideal. Quais são os tipos de cooktops? Qual a diferença entre o cooktop e outros tipos de fogões? O consumo de energia elétrica muda? Tenho que trocar minhas panelas?  Se você já teve essas dúvidas, está no lugar certo. Não esquente a cabeça, vamos descomplicar e arejar as ideias.

O cooktop é um moderno fogão de mesa, encaixado em uma bancada ou nicho, que não possui forno. É uma solução prática e charmosa, para aproveitar o espaço com eficiência, principalmente quando o apartamento é pequeno e cada centímetro vale ouro.

Existem três tipos de cooktops: a gás, elétrico e indução. Confira a diferença entre eles:

COOKTOP A GÁS

O cooktop a gás, como o próprio nome diz, funciona com GLP, gás de cozinha, encanado ou de botijão. Quem escolhe esse tipo de cooktop tem muitas vantagens: é mais econômico, fácil de instalar e simples de utilizar.

Além de poder usar todo tipo de panela, economiza energia elétrica, pois a energia só é acionada na hora do acendimento automático. Outra vantagem é que se faltar luz, você pode usar os antigos fósforos e cozinhar normalmente.

Os cooktops da Itatiaia são movidos a gás, funcionam nas tensões 110V e 220V e possuem selo A de consumo energético.

COOKTOP ELÉTRICO

Nos cooktops elétricos o calor é gerado por uma resistência elétrica parecida com a do chuveiro. Como eletros com resistência consomem mais energia para funcionar, o uso do cooktop reflete na conta de energia. Se faltar luz, também não tem como cozinhar.

Esse tipo de cooktop aquece tudo ao redor, demora mais a esfriar, o que pode aumentar o risco de queimaduras e choque.

COOKTOP DE INDUÇÃO

São também classificados como modelos elétricos, mas funcionam com bobinas que geram um campo magnético. Por gerar um campo magnético, os cooktops de indução não funcionam com todo tipo de panela. Você terá que desapegar das suas panelas de alumínio, vidro, barro, cerâmica, porque não são materiais magnéticos. Vai precisar comprar panelas de ferro fundido e aço multicamadas.  Uma dica na hora de comprar a panela e saber se ela vai funcionar, é tentar grudar um imã no fundo da panela, se grudar, ela provavelmente funciona.

Os cooktops de indução também consomem muita energia elétrica, quase semelhante ao consumo de um chuveiro elétrico. Mas diferente do cooktop elétrico, o sistema de indução garante que nenhum calor fique no aparelho, o que evita choque e queimaduras.

Agora que você já conhece as principais diferenças, ficou mais fácil fazer sua escolha, não é mesmo?

Quer conhecer mais sobre o Cooktop Itatiaia? Clique e descubra todas as vantagens!

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER