CUSCUZ MARROQUINO

15 de fevereiro de 2016

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

CUSCUZ MARROQUINO

Cuscuz é um prato tão versátil que todo mundo tem uma receita de família. Hoje, vamos ensinar a fazer cuscuz marroquino, mas você pode criar junto e acrescentar seu toque especial. É uma receita que atravessou o atlântico, para enriquecer nossa culinária de sabores. O preparo é muito simples, não tem muitas calorias e pode ser servido a qualquer hora. Sozinho é uma maravilha, com a adição de alguns ingredientes ganha sofisticação e ares de prato principal. Confira a forma de preparo, reúna a família à mesa e boa degustação.

INGREDIENTES

250 g de cuscuz marroquino (vende nos supermercados)

250 ml de água fervente

3 colheres (sopa) de azeite extravirgem

2 colheres (sopa) de salsinha picada

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

3 dentes de alho picados

7 colheres (sopa) de cebola roxa

5 colheres (sopa) de uvas-passas

100 g de amêndoas laminadas e torradas

Sal e pimenta-do-reino a gosto

COMO FAZER?

Pegue uma tigela grande refratária e coloque o cuscuz marroquino dentro, adicione a água fervente. Tampe a tigela com um prato e deixe repousar por cinco minutos.

Passado o tempo, acrescente uma colher de sopa de azeite, a manteiga e uma pitada de sal. Misture bem com o auxílio de uma colher e reserve.

Descasque a cebola e corte na metade. Corte as metades em fatias bem fininhas, em forma de meia-lua.

Pique os dentes de alho.

Em uma frigideira antiaderente, aqueça em fogo médio duas colheres de azeite, coloque a cebola e o alho para dourar.

Acrescente as amêndoas, as uvas-passas, dê uma refogadinha. Por último, coloque o cuscuz hidratado, mexa bem, para o sabor ficar bem incorporado. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Na hora de colocar na travessa ou prato, polvilhe a salsinha picada. Sirva ainda quentinho.

#DicaEsperta Para dar um toque cítrico, acrescente raspinhas de limão no final. É só higienizar o limão e raspar a parte verdinha, porque a branca deixa um sabor amargo.

#DicaEsperta Você pode substituir as amêndoas por castanhas ou nozes. Se quiser requintar mais o sabor, adicione damasco seco, cortadinho.

#DicaEsperta Fica uma delícia também com vegetais como vagem, cenoura, brócolis. É só cozinhar, preferencialmente no vapor, refogar depois com a cebola e alho, e acrescentar os outros ingredientes. Na hora de servir, coloque alguns tomates-cerejas cortados ao meio.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER