DICAS PARA APROVEITAR O ESPAÇO EM COZINHAS PEQUENAS

24 de fevereiro de 2016

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

DICAS PARA APROVEITAR O ESPAÇO EM COZINHAS PEQUENAS

A redução no tamanho das cozinhas é tendência nas construções modernas, mas um espaço pequeno não significa falta de criatividade ou personalidade. Com boas soluções, sua cozinha pode ser tudo que você sempre sonhou. É um desafio, que envolve pensar e fazer escolhas certeiras, com o intuito de evitar poluição visual e bagunça.

Decorar qualquer ambiente, antes de tudo, é um exercício de imaginação e uma boa razão para colocar a sustentabilidade em movimento e praticar o consumo consciente. O que você usa de verdade? Será que precisa mesmo de uma máquina de fazer pão de última geração? De que adianta acumular muitas coisas que não são usadas? Confira sugestões que vão ajudar a compor seu cantinho com leveza, fluidez, sem excessos.

Parta sempre do princípio que a beleza deve estar associada à funcionalidade e conforto. Invista em armários que, além do design atraente, possuam espaço interno e prateleiras bem distribuídas, para você guardar seus utensílios e mantimentos de forma organizada e ter tudo ao alcance das mãos. Uma boa solução são armários de cozinha modulados como os da Itatiaia, que são mais versáteis e dão liberdade na hora de compor, pois as peças são vendidas separadamente. Assim, você compra de acordo com sua necessidade e tamanho do seu espaço.

Aposte em mesas dobráveis, que saem diretamente da parede, para economizar espaço e aumentar a área de circulação. Bancada, estilo cozinha americana, também é uma boa opção. Integrada à sala dá a sensação de amplitude, além de contribuir para socialização. Nesse caso, o balcão é usado como mesa, e faz um mix contemporâneo com bancos altos e estilosos.

Distribua os móveis de forma que eles não atrapalhem a circulação e os armários abram com facilidade. Deixe uma parede livre para ter uma área de respiro. Na distribuição dos eletros, o ideal é colocar o fogão longe da entrada da cozinha, para evitar acidentes.

O cooktop é uma tendência que chegou para ficar, que casa perfeitamente com ambientes reduzidos, pois aproveita o espaço com eficiência. Além de somar charme e bom-gosto, facilita a limpeza.

Cheiro de comida é bom na hora de comer, mas não na casa inteira. O uso de coifas ou exaustores é essencial em uma cozinha pequena. Evita que o cheio, principalmente de gordura, se espalhe pela casa e fique impregnado nas paredes.

Uma boa iluminação também contribui para aumentar o bem-estar e impressão de espaço. Se sua cozinha tiver janelas, evite cobri-las e aproveite ao máximo a luz natural. Lâmpadas embutidas também criam uma atmosfera elegante e acolhedora.

Cores claras são ótimas para cozinhas pequenas, pois refletem melhor a luz e aumentam a sensação espaço. Use cores escuras de forma pontual, para obter contraste visual e profundidade.

O estilo fica por sua conta! Capriche na hora de escolher potes, latas, utensílios, sem entulhar muito. Objetos originais, alegres, divertidos, tornam a cozinha um ambiente mais convidativo e original. Se ela é alma da casa, deixe que exale a sua em grande estilo. E semelhante aos perfumes franceses, pequenos espaços podem ser uma grata surpresa.

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER