LASANHA SUCULENTA DE CAMARÃO

17 de março de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

LASANHA SUCULENTA DE CAMARÃO

Lasanha combina com qualquer dia da semana, mas tem cara de domingo ensolarado, com o barulhinho bom das conversas à mesa. Os ingredientes são diversos e as receitas são renovadas a cada preparo. Combinar a massa com camarão dá sofisticação e deixa o sabor ainda mais irresistível. Selecionamos uma receita suculenta e apetitosa, que leva molho branco e vermelho. Precisa dizer mais? Hummm… Prepare-se, ela vai te deixar sem palavras!

INGREDIENTES

Massa

1 pacote de massa de lasanha (se quiser pode comprar a pré-cozida, para facilitar)

400g queijo muçarela em fatias (a grafia correta é muçarela e não o popular mussarela, o duplo z de palavras italianas vira, em português ç)

50g queijo parmesão

Molho de Camarão

500g de camarão fresco limpo

400 ml de molho de tomate

1 cebola picada

½ tomate grande

¼ de um pimentão picadinho

2 dentes de alho picadinhos

1 dente de alho amassado

½ tablete de caldo de camarão

1 limão

½ xícara de coentro

Azeite a gosto

Sal a gosto

Manjericão

Orégano a gosto

Salsinha picadinha

Pimenta-do-reino a gosto

Molho Branco

1 copo de requeijão cremoso

1 caixinha de creme de leite

1 colher (sopa) de maisena

2 colheres (sopa) de manteiga

250ml de leite

1 colher (café) de noz moscada (opcional)

Sal a gosto

½ cebola picadinha

Orégano a gosto

Preparo da massa

Primeiro cozinhe como de costume, a massa com um pouco de sal. Se a massa for pré-cozida facilita, pois você pode pular essa etapa.

Preparo do camarão e molho vermelho

Deixe o camarão descongelar dentro da geladeira. Depois de descongelado, na hora de preparar, limpe bem os camarões e lave em água corrente.

Em uma vasilha, esprema um limão, coloque um pouco de sal, um pouco de água e um dente de alho amassado. Passe os camarões nessa mistura, para temperar. Deixe de molho por cinco minutinhos para apurar o gosto, não mais que isso, para não endurecer.

Esquente uma frigideira grande, em fogo baixo, com um pouco de azeite. Acrescente a cebola, os dentes de alho picadinhos, o pimentão e doure. Coloque os camarões e refogue os dois lados, até ficarem rosadinhos, com cuidado para não endurecer. Adicione o tomate picadinho, o molho de tomate, coentro, manjericão e orégano. Dissolva ½ tablete de caldo de camarão em um pouco de água quente e junte ao molho. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe ferver um pouquinho, desligue, acrescente salsinha e reserve.

#DicaEsperta Acrescente, se desejar, quatro colheres de leite de coco durante a fervura do molho vermelho.

#DicaEsperta Se preferir, pode optar por usar só molho branco ou vermelho, é só dobrar a receita. Para dar uma incrementada, compre molho pesto pronto e coloque uma camada com esse molho.

Preparo do Molho Branco

Em uma panela, derreta a manteiga e doure a cebola picadinha. Acrescente o creme de leite, a maisena (que deve ser dissolvida no copo de leite), e mexa tudo delicadamente com cuidado para não empelotar. Tempere com noz moscada, sal e orégano. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, mexendo bem.

Montagem da Lasanha

Preaqueça o forno a 180º.

Pegue uma travessa refratária (que pode ir ao fogo), coloque uma concha de molho branco no fundo. Depois coloque uma camada de massa, sobre ela o molho de camarão, uma camada de muçarela, molho branco e mais uma camada de massa. Repita essa ordem até finalizar com uma camada de massa, molho de camarão, muçarela e parmesão ralado polvilhado por cima de tudo. Leve ao forno para derreter o queijo e gratinar.

Sirva quentinha com uma salada verde, refrescante!

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte das imagens:
Imagem 1: static.squarespace.com
Imagem 2: valneymassas
Imagem 4: familyfreshcooking.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER