Imagem de destaque
LEVE SABOR E CRIATIVIDADE À MESA COM LENTILHA

11 de julho de 2016

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

LEVE SABOR E CRIATIVIDADE À MESA COM LENTILHA

O feijão pesou no bolso? Que tal experimentar a leveza da lentilha? Um cardápio variado é fonte de saúde e o caminho para uma alimentação mais equilibrada. Rica em vitaminas e minerais, a lentilha auxilia na diminuição do colesterol, a prevenir anemia, desintoxicar o organismo e possui apenas 127 calorias por porção de 100g! Vem com a gente! Vamos ensinar uma receita deliciosa, que vai render muitos elogios. A base do preparo é simples, mas para incrementar e dar um plus no sabor, você pode adicionar outros ingrediente ao refogado.

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de lentilha

4 xícara (chá) de água

3 dentes de alho picadinhos

1 cebola picadinha

1 colher (sopa) de azeite extravirgem

1/2 colher (chá) de cominho

2 folhas de louro

Sal e pimenta-do-reino a gosto

COMO FAZER?

Pique a cebola e alho bem fininhos.

Coloque uma panela antiaderente ou com fundo triplo no fogo médio, deixe aquecer um pouco e regue com o azeite. Acrescente a cebola e refogue. Quando começar a dourar, junte o alho para dar uma refogada. Depois adicione o louro, o cominho, a lentilha, tempere com sal, pimenta-do-reino e misture bem.

Ponha a água, quando começar a ferver (demora mais ou menos 10 minutos para borbulhar), abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos com a panela entreaberta. Mexa às vezes, durante o cozimento, e quando estiver pronta, sirva quentinha.

QUER MAIS SABOR? ANOTE A SUGESTÃO DO REFOGADO!

O preparo é idêntico ao que mostramos acima, mas se quiser dar mais sabor, na hora de dourar o alho e cebola, refogue também os ingredientes abaixo. Depois é só seguir o passo a passo, que já ensinamos, a diferença é que em vez de 4 xícaras de água, você coloca agora 5. Se quiser, pode adicionar também seu temperinho especial, é uma receita aberta, quem manda é seu paladar.

INGREDIENTES ADICIONAIS

1 canela em rama (opcional)

2 colheres (sopa) de bacon em cubinhos

½ linguiça calabresa grossa picada

1 tomate sem semente picado

1 cenoura pequena em cubinhos

1 talo de salsão picadinho (opcional)

COMO FAZER?

Refogue a cebola e o alho no azeite, como ensinamos no início da receita. Depois doure o bacon e a calabresa. Coloque os outros ingredientes do refogado, o restante você já conhece, é só seguir as instruções do início da receita!

Acompanha carne, arroz, salada, o que quiser. É uma receita para o dia a dia, que convida à criatividade!

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Inspiração da receita: panelinha.ig.com.br

Fonte das imagens:
Imagem 4: comidaereceitas.com.br

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER