MINIOMELETES DE FORNO: DELÍCIA EM PEQUENAS PORÇÕES

21 de janeiro de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

MINIOMELETES DE FORNO: DELÍCIA EM PEQUENAS PORÇÕES

Omelete é uma comida camaleoa, que pode ser servida do café da manhã ao jantar, com uma imensa variedade de temperos ou recheios, ao gosto do freguês. Mas você já ouviu falar em miniomelete de forno? É uma receita simples, gostosa e mais saudável que as omeletes fritas. É feita em forminhas de cupcake, muffim ou empada. É só misturar tudo, colocar nas forminhas untadas e está pronto para servir de modo original e em grande estilo! Como não suja quase nada, você pode convidar a criançada, que a bagunça fica por conta dos pequenos, enquanto pintam o sete com a culinária. Eles podem até levar para o lanche da escola, além de sair do lugar comum, vai fazer o maior sucesso.

É uma boa pedida para os dias de pressa ou com muito tempo para degustar. Tão sensacional, que você vai pensar por que não teve essa ideia antes!  Sugerimos alguns ingredientes diversificados para incrementar, mas você pode variar, colocar outros legumes, verduras ou temperar e desfiar o frango, a combinação quem faz é você. É o tipo de prato que dá boas-vindas ao que tiver na geladeira.

INGREDIENTES

3 ovos grandes

½ xícara (chá) de tomate picado

½ xícara (chá) de ervilha

½ xícara de brócolis

½ xícara de cenoura picadinha

½ xícara de abobrinha picadinha

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Sal a gosto

Um pouco de manjericão fresco

¼ de cebola picadinha

2 dentes de alho picadinho

Uma colherzinha rasa de café de fermento em pó (opcional)

Azeite

Queijo ralado ou farinha de rosca para untar (se as forminhas forem de metal)

Rendimento: 6 miniomeletes, se quiser fazer mais é só dobrar a receita.

COMO FAZER

Depois de higienizar as verduras e legumes. Corte todos bem picadinhos. Em uma panela, em fogo médio, coloque um pouco de azeite, doure o alho e a cebola. Acrescente tomate, cenoura, abobrinha, brócolis, a ervilha e dê uma breve refogada. Desligue o fogo e reserve.

Preaqueça o forno médio a 180º. Unte as formas, se forem de metal, com manteiga, óleo ou azeite, com um pouquinho de queijo ralado ou farinha de rosca. Se as formas forem de silicone, é um sonho, pois nem precisa untar.

Coloque os ovos em uma tigela, com uma pitada de sal e uma colherzinha rasa de café de fermento. Bata bem com um garfo ou um batedor de arame (fouet), até ficar homogêneo. O segredo é bater direitinho. Acrescente duas colheres de queijo parmesão e misture bem.

Distribua as verduras e legumes refogados nas forminhas, depois despeje por cima de cada uma os ovos batidos. Só encha no máximo até ¾ da forma, porque as miniomeletes crescem. Deixe no forno para assar e dourar, por 20 a 25 minutos, depende da potência do seu forno.

Quando ficar pronto, retire do forno e deixe descansar por 5 minutos antes de desenformar.

Sirva com uma saladinha ou o complemento que quiser.

#DicaEsperta Se não quiser refogar as verduras e legumes, é só picar tudinho e colocar direto na forma untada. É prático e fica também muito bom.

#DicaEsperta Pode criar e colocar o que tiver de bobeira na geladeira, bacon, peito de peru, azeitonas, palmito, queijo minas, tomate cereja, bacon… É sem limites para o sabor!

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte das imagens:
Imagem 1: buonapappa.net
Imagens 2 e 5: bettycrocker.com
Imagem 3: mylifeandkids.com
Imagem 4: snapthepix.com
Imagem 6: tablespoon.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    Cookies: A Itatiaia utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

    Concordar e fechar