Imagem de destaque
MISTURINHA BOA: BAIÃO DE DOIS

05 de abril de 2016

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

MISTURINHA BOA: BAIÃO DE DOIS

Que mistura boa! Você já comeu baião de dois? É uma dupla popular da culinária brasileira, que combina feijão com arroz e outros ingredientes como carne-seca e bacon. Quem quiser aprender, é só prestar atenção!

INGREDIENTES

Para o baião

1 xícara (chá) de feijão-fradinho

1 xícara (chá) de arroz

500 g de carne-seca

1/2 cebola picadinha

1 colher (sopa) de azeite extravirgem

1/2 colher (chá) de sal

1 folha de louro

Para o refogado

70 g de bacon cortado em cubinhos

1 cebola roxa

2 dentes de alho

200 g de queijo de coalho em peça

2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa (ou a gordura que preferir, como manteiga, azeite ou óleo)

Folhas de coentro a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

3 talos de cebolinha fatiada

COMO FAZER?

Vamos primeiro dessalgar a carne-seca:

Corte-a em cubos grandes, para dessalgar sem retirar completamente o sal. Ponha em uma tigela e lave em água corrente.

Escorra a água. Preencha a tigela com cinco xícaras (chá) de água fria, para que cubra totalmente os cubos de carne. Feche a tigela com papel-filme e leve à geladeira por 24h, troque a água pelo menos duas vezes nesse período.

O PREPARO:

Após dessalgar, escorra bem a água e coloque a carne-seca em uma panela de pressão.

Complete com água até a metade da panela e leve para cozinhar em fogo médio. Quando a panela começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhando por mais 20 minutos.

Desligue o fogo e espere toda a pressão sair, antes de abrir a panela. Nesse momento é preciso muito cuidado. Após retirar a pressão e abrir a panela, escorra toda a água do cozimento.

Despeje o feijão-fradinho na panela de pressão junto com a carne-seca, preencha com água até a metade e leve para cozinhar em fogo médio por apenas 10 minutos.  Preste atenção no tempo para o feijão não cozinhar demais e desmanchar.

Desligue o fogo e espere toda a pressão sair, antes de abrir a panela, com cuidado nessa hora.

Pegue os cubos de carne e coloque em um prato grande e desfie, descarte as partes com gordura.

Passe o feijão sobre uma peneira com uma tigela embaixo, para reservar a água do cozimento.

Leve uma panela média, antiaderente, ao fogo brando, quando aquecer, adicione o azeite e refogue a cebola. Acrescente um pouco de pimenta-do-reino e sal, com cuidado para não salgar. Despeje o arroz e mexa por um minuto para refogar e dar uma tostadinha. Coloque 2 xícaras (chá) da água do cozimento, que foi reservada, sobre o arroz. Junte a folha de louro, misture e deixe cozinhar em fogo médio. Quando a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe o arroz cozinhar até absorver toda a água e verifique o ponto do cozimento com ajuda de um garfo. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por cinco minutos e deixe o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor.

VAMOS AO REFOGADO?

Pique a cebola e o alho. Corte o queijo coalho em cubos de 1 cm aproximadamente.

Pegue uma frigideira antiaderente grande e leve ao fogo médio. Quando estiver aquecida, acrescente uma colher de sopa de manteiga de garrafa (se não tiver, pode usar azeite ou óleo) e os cubinhos de queijo. Deixe cozinhar por cerca de dois minutos e mexa com uma espátula para dourar por igual.  Depois coloque em uma tigela e reserve.

Mantenha a frigideira no fogo médio e adicione o restante da manteiga de garrafa. Coloque a cebola roxa e refogue até perder a água. Adicione os cubinhos de bacon e mexa até dourar. Acrescente o alho e mexa por mais um minuto. Despeje a carne-seca e mexa mais dois minutinhos para ela aquecer e incorporar o sabor. Acrescente 1/2 xícara (chá) da água do cozimento reservada e misture bem, a adição deixa o baião mais molhadinho. Espere secar um pouco da água, desligue o fogo, junte o feijão-fradinho e misture tudo.

Abra a panela do arroz e com o auxílio de um garfo solte os grãos, depois despeje sobre a frigideira com o refogado. Misture até tudo ficar bem incorporado. Prove e acerte o sal e a pimenta. Junte os cubinhos de queijo dourados e a cebolinha. Finalize com folhinhas de coentro (opcional). Sirva ainda quente.

#DicaEsperta Se desejar, substitua o bacon por 200g de linguiça calabresa.

Fonte da receita: panelinha.ig.com.br

Fonte das imagens:
Imagem 1: santoantoniodopari.com.br
Imagem 2: pimentanoreino.com.br
Imagems 3: naminhapanela.com
Imagem 4: brincandonacozinha.com.br
Imagem 5: gntglobo.com
Imagem 6: nordestebrasileiro.com.br
Imagem 7: mododepreparo.com.br

 

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER