Imagem de destaque
PÁSCOA COMBINA COM CHOCOLATE NO POTINHO

24 de março de 2016

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

PÁSCOA COMBINA COM CHOCOLATE NO POTINHO

Ah! A Páscoa é uma delícia, além dos encontros em família, tem chocolate! Se os preços dos ovos estão estratosféricos, por que não inovar e dar chocolate no potinho? Fica delicado e afetuoso e tem sabor especial, pois seu amor é parte da receita.

O preparo é muito prático, você vai precisar de alguns potinhos de vidro com tampa esterilizados. Aproveite os potes que tiver em casa, que além de tendência é uma atitude ecológica. Caso não tenha nenhum potinho, compre em lojas de artesanato ou artigos para aniversário. Incremente a decoração com retalhos de tecidos e fitas, o toque mimoso fica por conta de colherzinhas. Esse adereço também é versátil, pode ser uma colher de plástico, inox ou pau, das que vendem na feira. É uma sobremesa linda e portátil, que a pessoa leva pra casa para se refestelar quando quiser.

O preenchimento do potinho é facílimo, fica ao gosto do freguês. Você pode fazer brigadeiro de colher, derreter e mesclar chocolate meio amargo com chocolate ao leite e dar um convidativo contraste de cores e sabores. Outra ideia maravilhosa é alternar camadas de bolo com chocolate. Use o bolo que costuma fazer em casa ou compre um pequeno na padaria, a ideia é facilitar ao máximo, o resultado é maravilhoso.

Confira sugestões de como preencher os potinhos e deixe muitos corações saltitantes nessa Páscoa!

POTINHO COM BRIGADEIRO DE COLHER

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1/2 tablete de chocolate meio amargo picado (75g)

1 caixinha de creme de leite em temperatura ambiente

Como fazer?

Em uma panela antiaderente, coloque o leite condensado, o chocolate picado e leve ao fogo baixo. Mexa sempre até ficar no ponto de brigadeiro mole, chega ao ponto em mais ou menos 8 minutos. Desligue o fogo, adicione o creme de leite, misture bem, até ficar homogêneo e reserve.

Espere ficar morno, antes de colocar nos potinhos. O rendimento vai depender do tamanho do recipiente que escolheu, se o pote for pequeno, rende mais porções.

Decore como quiser, use sua criatividade para adicionar um toque personalizado. Etiquetas adesivas dão uma sofisticada. Nas imagens selecionamos algumas ideias bacanas, mas sinta-se livre para inventar.

BRIGADEIRO BRANCO COM BRIGADEIRO TRADICIONAL

Esta ideia é muito simples, é o brigadeiro já conhecido das nossas panelas em uma roupagem diferente!

Brigadeiro tradicional

Ingredientes

1 lata de leite condensado

4 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de sopa de manteiga

Granulado ou raspas de chocolate a gosto (opcional)

Brigadeiro branco

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de manteiga

Como fazer?

Faça os brigadeiros em panelas separadas em fogo brando. O ponto deve ser o de desgrudar do fundo da panela. Espere amornar, antes de colocar nos potinhos.

 Na montagem dos potinhos, alterne camadas de brigadeiro branco com tradicional, e entre elas coloque as raspas de chocolate, paçoca, castanha picadinha ou confeitos.

#DicaEsperta Fica ótimo alternar com frutas cortadinhas como morangos, castanhas e damascos, por exemplo.

COM O BOLO DA SUA PREFERÊNCIA

Faça um bolo simples em casa ou compre pronto, pode ser de laranja, cenoura, baunilha, chocolate. Escolha o sabor da sua preferência.

Corte os pedaços do bolo escolhido e coloque no fundo do potinho, depois alterne com a cobertura que quiser, pode ser brigadeiro, Nutella, frutas com chocolate derretido, chantilly.

No final, é só fechar o potinho e incrementar com sua decoração.

ESTERILIZAR OS POTINHOS É MUITO IMPORTANTE

Está na moda usar potinhos na culinária, mas antes de utilizar um novo ou aproveitar o que tem em casa, é importante esterilizar corretamente. Não é um bicho de sete cabeças, é algo simples, que não deve ser descartado na hora do preparo. O vidro precisa ser esterilizado para não contaminar o alimento e acelerar a decomposição. Queremos uma sobremesa gostosa e limpinha, não é mesmo?

Se for reaproveitar, retire primeiro o rótulo. Lave o vidro e a tampa com detergente e água quente. Depois enxágue bem, para não sobrar resquícios de detergente.

Deixe secar sobre um papel-toalha ou um pano seco bem limpo, não enxugue. Faça o mesmo processo com potes de vidro que comprou em lojas de artigo de festa.

Pegue uma panela grande, forre o fundo com um pano bem limpo, coloque os potes sobre o pano e preencha a panela com água, até que cubra completamente os potes. Coloque no fogo e quando estiver fervendo, deixe por mais 10 minutos. O pano protege os potes do contato com o fundo da panela, na movimentação da fervura.  É importante que coloque os potes para ferver desde o início com a água, para não ter choque térmico e rachar.

Retire os potes com o auxílio de uma pinça de cozinha, com cuidado para não se queimar.

Deixe secar sobre um papel-toalha ou pano limpo, não enxugue.

Repita o procedimento com as tampas, mas só precisa deixar ferver por cinco minutos.

Lave bem as mãos, antes de pegar nos potes esterilizados.

Fonte das imagens:
Imagens 1: pitacoseachados.com
Imagens 2: aldeiatem.com
Imagens 3: meus5minutos.globo.com
Imagens 4: oficiocriativo.wordpress.com
Imagens 5: docedemaebrigadeiros.com.br
Imagens 6: entretenimento.r7.com
Imagens 7: blogsoestado.com
Imagens 8: feijaonoprato.com
Imagens 9: finna.com.br
Imagens 10: artesgulosas.blogspot.com
Imagens 11: mdemulher.abril.com.br
Imagens 12: anamaria.uol.com.br
Imagens 13: ciauniao.com.br

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    Cookies: A Itatiaia utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

    Concordar e fechar