Imagem de destaque
RISOTO CREMOSO DE QUEIJO E FRANGO NA PANELA DE PRESSÃO

17 de julho de 2016

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

RISOTO CREMOSO DE QUEIJO E FRANGO NA PANELA DE PRESSÃO

Na correria do dia a dia, praticidade é uma palavra essencial na cozinha. Os amigos chegaram de surpresa na hora do almoço? Risoto com queijo e filé de frango, na panela de pressão, vai incrementar a refeição! Em menos de 30 minutos fica prontinho, para você ter mais tempo e prosear bastante!

Na correria do dia a dia, praticidade é uma palavra essencial na cozinha. Os amigos chegaram de surpresa na hora do almoço? Risoto com queijo e filé de frango, na panela de pressão, vai incrementar a refeição! Em menos de 30 minutos fica prontinho, para você ter mais tempo e prosear bastante!

 risoto2

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo  (é preferencial, mas pode substituir por outro tipo)

1 filé de peito de frango

1 talo de salsão

1 cenoura

1 cebola

1/2 xícara (chá) de caldo de laranja

1 litro de água

1 folha de louro

2 cravos-da-índia

1 colher (sopa) de azeite

1/2 xícara (chá) de queijo de cabra tipo chevrotin (ou outro queijo firme da sua preferência)

2 colheres (sopa) de manteiga

Sal a gosto

COMO FAZER?

O segredo desse prato é o arroz arbóreo, mas se não tiver, pode usar outro, embora o arbóreo tenha a consistência ideal. Você não sabe o que é arroz arbóreo? Muita gente não sabe! Ele vende nos supermercados, tem grãos mais arredondados, que liberam amido durante o cozimento e absorvem até três vezes mais líquido. O resultado é um arroz mais cremoso, que incorpora mais o sabor dos outros ingredientes, perfeito para fazer risoto!

Agora vamos ao passo a passo! Descasque e corte a cebola ao meio. Pegue uma das metades da cebola e prenda as folhas de louro, espetando com os cravos.

Lave a cenoura, descasque e rale, com a parte fina do ralador.

Lave o salsão, reserve uma folha e pique o talo em cubinhos.

Pegue uma panela de pressão, coloque aberta em fogo médio, até aquecer um pouco. Adicione o azeite, a cebola picada, uma pitadinha de sal e refogue até perder a água.  Acrescente a cenoura e o salsão e refogue por mais dois minutos.

Junte o arroz e misture bem, para dar uma tostadinha e envolver os grãos com o azeite que está na panela. Regue com ½ xícara de água e com o caldo da laranja e mexa até secar.

Adicione o restante da água, o filé de frango (que se quiser, pode estar temperado do seu jeito), a folha de salsão (que reservou no início), a cebola cravejada. Tampe a panela e aumente o fogo para alto. Quando começar a sair o vapor, conte três minutos. Desligue o fogo, retire a pressão, mas espere sair a pressão da panela antes de abrir. Nesse momento é preciso bastante atenção e cuidado.

Quando abrir a panela, retire o filé de frango e guarde para o preparo de outro prato ou consumir em outra refeição. Ele foi usado para adicionar sabor ao risoto. Retire também a folha de salsão e a cebola, se quiser, para não descartar ingredientes, pode usá-los depois em uma sopa. Cozinha é lugar de criatividade, não combina com desperdiço, não mesmo?

Acrescente a manteiga e o queijo de cabra ralado, você pode também escolher outro queijo que tenha consistência mais dura, seu paladar é quem manda. Corrija o sal, com cuidado para não salgar, e mexa delicadamente para incorporar.

Transfira o risoto para uma travessa e sirva bem quentinho!

Você pode comer com ou sem acompanhamentos. Inclusive, pode dar uma refogada no frango para pegar cor e crocância, comer com salada… Use o que tiver em casa!

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte da receita: panelinha.ig.com.br

Fonte das imagens:
Imagem 5: danossapequenacozinha.blogspot.com
Imagem 6: panelinhaig.com.br

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER