ROUPA VELHA DE CARNE SECA E BACON

04 de março de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

ROUPA VELHA DE CARNE SECA E BACON

Você já cozinhou roupa velha? Calma não pense que é loucura, é uma maravilha feita geralmente com sobras de carne. A ideia é aproveitar o que tem na geladeira e dar uma nova roupagem. Trocadilhos à parte, fica espetacular e faz o maior sucesso. Com ingredientes simples, você vai dar um show de sabor. De forma democrática, pode até adicionar temperos da sua preferência, porque aqui a única regra é degustar com prazer. A nossa receita é feita com carne seca e bacon, quer aprender?  Anote os ingredientes e prepare-se para o bis!

INGREDIENTES

Azeite extravirgem para refogar

400g de carne seca dessalgada com gordura

1 cebola grande fatiada em rodelas finas

120g de bacon cortadinho

½ pimentão cortado em rodelas (preferencialmente o vermelho)

4 dentes de alho picadinho

2 tomates médios picadinhos

Cheiro-verde picadinho (mais ou menos duas colheres de sopa)

Pimenta-do-reino a gosto

Três pimentas-de-cheiro (opcional)

10 azeitonas verdes ou pretas sem caroços, cortadas ao meio (opcional)

COMO FAZER

Na véspera, corte a carne seca em pedaços e deixe de molho na água para dessalgar. Coloque de molho em uma vasilha na geladeira.

No dia seguinte, descarte a água. Coloque a carne seca para cozinhar com nova água, na panela de pressão por aproximadamente 40 minutos. Não se esqueça de tampar direitinho a panela de pressão, viu?

Passado o tempo do cozimento, desligue o fogo e tire toda a pressão da panela antes de abrir, não abra se ainda tiver pressão. Nesse momento é preciso muito cuidado.

 Depois de retirar a pressão e abrir a panela, retire a carne, que já deve estar macia e desfie.

Pegue uma frigideira grande e coloque em fogo baixo, adicione azeite extravirgem, deixe aquecer um pouquinho e acrescente o alho e a cebola. Deixe refogar até a cebola ficar transparente e o alho douradinho. Adicione o bacon e o pimentão, deixe fritar um pouco. Depois acrescente tomate, cheiro-verde picado, as pimentas-de-cheiro, azeitonas, carne desfiada e pimenta-do-reino a gosto. Misture tudo na panela e refogue por alguns minutinhos, até o sabor ficar bem incorporado.

Não é necessário sal, porque a carne seca já é salgada, mas se desejar pode colocar um pouquinho no final.

Quando estiver pronto, desligue o fogo e sirva ainda quente. Pode complementar com arroz e uma salada refrescante. Mas também fica incrível como recheio de um sanduíche, aí vira um lanche supimpa! Servir dentro de tortilhas também é uma excelente ideia.

#DicaEsperta Sabe o que fica uma delícia? Fritar banana da terra e servir com roupa velha, a combinação de sabores é sensacional!

#DicaEsperta Como roupa velha é tradicionalmente feito com sobras, você pode substituir a carne seca por frango, outra carne bovina, por exemplo. Na Semana Santa, reaproveite o bacalhau e dê uma turbinada no almoço do dia seguinte. É só seguir a base da receita e adaptar ao seu gosto, pode até acrescentar alguns legumes. Quem manda é você.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte das imagens:
Imagem 1: hispanickitchen.com
Imagem 3: shoptime.com.br
Imagem 4: receitasnarede.com
Imagem 5: addapinch.com
Imagens 8 e 9: life-in-the-lofthouse.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    Cookies: A Itatiaia utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

    Concordar e fechar