SALADA TROPICAL COM MUITO SABOR

15 de dezembro de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

SALADA TROPICAL COM MUITO SABOR

Salada sim, e com muito sabor! Quem disse que salada é sem graça, é porque não conhece esta salada tropical. Aprenda nossa receita versátil e equilibre as tentações de final de ano com uma comidinha mais leve.

Os ingredientes são sugeridos, mas você pode substituir algumas frutas, trocar ou retirar o frango. É uma receita aberta e democrática, adapta-se ao paladar do freguês e sempre cabe mais um ingrediente, pois como em toda grande família, ingredientes harmoniosos são bem-vindos. É perfeita para o dia a dia, mas com uma boa apresentação ganha ares requintados e faz bonito nas ceias de final de ano.

INGREDIENTES

Alface americana

1/2 maço pequeno de rúcula

½ xícara de chá de abacaxi cortado em cubinhos

¼ de chá de azeitonas cortadinhas

Uma manga grande, descascada e cortada em tirinhas

2 kiwis cortados em rodelas finas

Uma cenoura média ralada

¼ de xícara de castanha, nozes ou amendoim cortadinho  (opcional)

50g de ricota ou gorgonzola em pedaços (opcional)

7 tomates-cerejas cortados ao meio (se não tiver cereja pode colocar um tomate grande cortado em tirinhas)

Folhinhas de manjericão a gosto

500g de peito de frango ou peru desfiado

¼ de cebola picadinha

2 dentes de alho picadinho

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Azeite a gosto

COMO FAZER?

Tempere o frango como de costume, com sal, pimenta-do-reino, os temperos que já está acostumada, e reserve dentro da geladeira por pelo menos 30 minutinhos. Para facilitar, pode temperar de um dia para o outro.

Higienize bem as frutas, hortaliças e verduras.

Desfie o peito de frango ou peru.

Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente, doure a cebola e o alho, depois passe o frango para refogar. Quando estiver pronto, reserve.

Corte as frutas, a alface, a rúcula, os tomates, as azeitonas, o queijo, as castanhas e rale a cenouras. Misture tudo em uma tigela junto com o molho preferido, a seguir vamos ensinar algumas opções práticas e saborosas de molhos. Depois acrescente o peito de frango desfiado e misture tudo delicadamente.

O peito de frango ou peito de peru desfiado é opcional, mas adiciona proteína e aumenta a sensação de saciedade. No final, acrescente as folhinhas de manjericão.

Viu como é simples? Agora é só fazer e se deliciar!

#DicaEsperta Você pode adicionar outras frutas como morango, maçã, uva, damasco. Deixe seu paladar reinventar a receita.

O molho é importante e dá um toque especial à salada, veja agora dicas deliciosas e rapidinhas

MOLHO DE MOSTARDA

Misture em uma tigela: 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de sumo de um limão, 2 colheres de sopa de água, uma colher de sopa de mostarda, uma pitada de sal. É só misturar tudo direitinho e adicionar à salada.

 Se desejar, pode acrescentar ao molho, uma colher de sopa de creme de leite, iogurte natural ou creme de ricota.

MOLHO DE MOSTARDA COM MEL

Misture em uma tigela, depois adicione à salada: uma colher de sopa de mel, 2 colheres de sopa de mostarda, uma colher de sopa de água, uma pitada de sal e uma colher de sopa de vinagre balsâmico.

MOLHO DE IOGURTE COM MANJERICÃO

Bata rapidinho no liquidificador: três colheres de sopa de iogurte natural, um pouco de manjericão, uma pitadinha de sal, duas colheres de sopa de água, uma colher de sopa de azeite e duas colheres de sopa de sumo de um limão. Depois é só colocar na salada.

MOLHO DE MARACUJÁ

Retire a polpa de um maracujá grande e maduro, coloque em uma vasilha com semente e tudo, acrescente uma colher de sopa de azeite, sal a gosto, uma colher de sopa de água e duas colheres de sopa de limão. Misture todos os ingredientes e prove, pode adicionar mais um pouquinho do ingrediente que desejar, conforme o seu paladar.

#DicaEsperta Quer dar um toque de requinte à sua salada? Sirva dentro da casca do abacaxi ou na casca de outras frutas, como uma melancia. Se for usar a casca da melancia, você aproveita a polpa para fazer um refrescante suco.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte das imagens:
Imagem 1: blogs.mydevstaging.com
Imagem 2: restaurantmagazine.com
Imagem 3: fogaodavovo.com.br
Imagem 4: maisequilibrio.com.br
Imagem 6: digamaria.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER