SALMÃO COM MOLHO DE ALCAPARRAS

08 de junho de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

SALMÃO COM MOLHO DE ALCAPARRAS

No Dia dos Namorados você deseja um jantar romântico, mas quer fugir das cansativas filas e do atendimento demorado nos restaurantes? Uma boa alternativa é fazer um jantarzinho íntimo, com uma comida deliciosa e prática. Salmão ao forno com molho de manteiga e alcaparras tem nome sofisticado, mas o preparo é supersimples. Fica pronto em pouco tempo, é só preparar uma mesa bonita com flores, velas e entrar no clima. Mas isso a gente não precisa ensinar para você, não é mesmo?! Quando se está com quem ama, o tempo é regido pelo coração.

INGREDIENTES

Para o Salmão

1 kg de salmão

2 dentes de alho amassado

4 batatas grandes (descasque e corte em rodelas médias)

Salsinha a gosto

Alecrim a gosto

Azeite extravirgem

Sal a gosto

Para o molho

½ vidro pequeno de alcaparras

Salsinha a gosto

1 colher de sopa de manteiga sem sal

Sumo de uma laranja

1 colher de sopa de amido de milho

MATERIAL

Papel-alumínio

COMO FAZER

Corte o salmão em postas. Tempere com o alho amassado, alecrim, salsinha, sumo de limão e sal a gosto. Passe em toda superfície do peixe. Cuidado com o sal, porque a receita leva alcaparras, que já é salgadinha. Coloque em uma vasilha e leve à geladeira, coberta com papel-filme ou alumínio, por no mínimo 30 minutos, para o gosto do tempero aderir ao salmão.

Preaqueça o forno a 200º.

Unte um refratário (que pode ir ao fogo) com manteiga, cubra o fundo com as rodelas de batatas e regue com um pouco de azeite. Coloque as postas de salmão por cima, junto com o tempero que ficou marinando. Regue com mais um pouco de azeite, cubra com papel-alumínio e leve para assar no forno preaquecido por aproximadamente 30 minutos.

VAMOS FAZER O MOLHO?

Quando estiver nos cinco minutos finais do cozimento do salmão, pode fazer o molho.

Abra o vidro de alcaparras, retire a metade do conteúdo e escorra em uma peneira. Lave em água filtrada para tirar o excesso de sal.

Dissolva o amido de milho em um pouquinho de água.

Em uma frigideira em fogo baixo, aqueça uma colher de manteiga sem sal, coloque as alcaparras escorridas, adicione o amido de milho dissolvido, o sumo de laranja, a salsinha, mexa tudo rapidamente e desligue.

Passado o tempo do cozimento, retire o salmão do forno, coloque em uma travessa bonita e despeje o molho com alcaparras por cima.

Sirva com arroz, salada, o acompanhamento fica por conta da sua imaginação.

#DicaEsperta Se preferir não descasque as batatas, corte em rodelas e coloque para assar assim. Fica ótimo também!

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    Cookies: A Itatiaia utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

    Concordar e fechar