SAÚDE NA COLHER: SOPA DE CENOURA COM BATATA-DOCE E GENGIBRE

02 de julho de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

SAÚDE NA COLHER: SOPA DE CENOURA COM BATATA-DOCE E GENGIBRE

Uma sopinha cremosa de cenoura e batata-doce, com uma pitadinha de gengibre, cai superbem na estação! Tem um sabor marcante, levemente adocicado e é muito nutritiva.

A cenoura é rica em fibras e betacaroteno, um potente antioxidante, que inibe a formação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Já a batata-doce tem absorção mais lenta no organismo, traz a sensação de saciedade e contribui para estabilizar o nível de açúcar no sangue. E o gengibre acelera o metabolismo e é anti-inflamatório.  Sensacional, não é? Faça em casa e tenha uma noite quentinha, com colheradas de saúde.

INGREDIENTES

3 batatas-doces grandes (descascadas e cortadas em pedaços médios)

6 cenouras grandes (cortadas em pedaços médios, não precisa descascar)

1 colher (sopa) de gengibre ralado

½ cebola roxa picadinha (se não tiver, pode usar a comum)

1 folha de louro

1 dente de alho picadinho

50g de castanha de caju torrada (opcional)

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 colher (chá) de canela

2 colheres (chá) de mel

4 cravos

1 tablete de caldo de legumes (dissolvido em um pouco de água)

Sal e pimenta-do-reino a gosto (cuidado com o sal, porque o tablete de legumes já tem sal)

Salsinha picadinha a gosto

1 litro de água

Alecrim a gosto (opcional)

COMO FAZER?

Primeiro corte as cenouras, descasque e corte as batatas-doces, rale o gengibre, pique a cenoura, o alho, a salsinha e o alecrim.

Coloque o azeite em uma panela grande e doure levemente, em fogo baixo, a cebola, o alho e o gengibre.

Adicione os legumes cortados e os outros ingredientes (menos a castanha de caju). Cubra com água, e depois que ferver, deixe cozinhar por 20 minutos, em fogo baixo, com a panela tampada.

Desligue o fogo, retire a folha de louro e descarte. Coloque os ingredientes dentro do liquidificador. Chegou o momento de acrescentar as castanhas, se optou por usá-las. Então, bata tudo no liquidificador até formar um creme homogêneo. Se quiser uma sopa mais encorpada, é só não usar todo o caldo do cozimento.

Depois passe o creme em uma peneira e coloque a sopa novamente no fogo, para dar uma breve aquecida, sem ferver. O ideal é servir quentinha com pãozinho fresco ou torradas. Decore como quiser, pode usar salsinha, manjericão, orégano, pedacinhos de castanhas e pimenta-calabresa.

#DicaEsperta Se desejar, substitua a cenoura por uma abóbora média.

#DicaEsperta Quer incrementar? No final do preparo, depois que aquecer a sopa, acrescente ½ caixinha de creme de leite e misture bem. Você também pode usar o creme de leite para fazer desenhos na sopa e dar um toque especial!

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER