Imagem de destaque
SEXTA-FEIRA SANTA TEM ESTROGONOFE DE BACALHAU

22 de março de 2016

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

SEXTA-FEIRA SANTA TEM ESTROGONOFE DE BACALHAU

Está com dúvida do que preparar para o almoço da Sexta-Feira Santa? Estrogonofe de Bacalhau é uma escolha prática e deliciosa. A origem do prato é russa, embora muitos pensem que é francesa, era feito com cubos de carne bovina e creme de leite. A receita recebeu muitas variações e no Brasil também adquiriu um gostinho especial.

Bacalhau é um prato tradicional da Semana Santa, que chegou ao Brasil com a colonização portuguesa. E o que esperar da misturinha estrogonofe de bacalhau? Pode esperar uma gostosura gastronômica de fazer brilhar os olhinhos.

Ah! O nome é stroganoff, não é strogonoff, como você já viu um milhão de vezes. Mas no Brasil, a palavra foi aportuguesada e a grafia correta é estrogonofe. Agora, vamos deixar a grafia de lado e partir para as facilidades da receita? Experimente, depois conte o sucesso pra gente.

INGREDIENTES

1/2kg de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado

2 latas de creme de leite

1 xícara (chá) de azeite

1 alho-poró picado

1 colher (sopa) de mostarda

1 xícara (café) de vinho branco (é opcional, mas adiciona muito sabor, não se preocupe com o álcool do vinho, pois evapora no cozimento)

2 cebolas picadinhas

200 g de champignons

1 colher (sopa) de catchup

1 colher (sopa) de molho inglês

Sal a gosto

Como fazer?

Dessalgue o bacalhau 48h antes de usar, coloque em água fria e deixe na geladeira, pois acelera o processo e troque a água com frequência.

Na hora de preparar, ferva o bacalhau no leite por 15 minutos, escorra, desfie e reserve. O leite contribui para maciez e textura diferenciada.

Em uma frigideira antiaderente, coloque o azeite, a cebola, o alho-poró e refogue, quando começar a dourar, acrescente o bacalhau desfiado.

Adicione os champignons e deixe refogar. Acrescente o vinho branco, o catchup e a mostarda. Por último, coloque o molho inglês e deixe apurar o gosto.

Após 15 minutos, mexa e prove, se necessário corrija o sal. Caso fique um pouco seco, adicione um pouquinho de leite. Para finalizar, coloque o creme de leite sem soro, mexa e desligue.

#DicaEsperta Coloque azeitonas e tempero verde para dar um toque especial no final da receita.

Sirva acompanhado de batata palha e arroz branco e bom encontro com a família!

Fonte da receita: comidaereceitas.com.br

Fonte das Imagens:
Imagem 1: sounoticia.com.br
Imagem 2: decolherpracolher.com.br
Imagem 4: bacalhaudanoruega.com.br22

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER