SONHO FOFINHO SEM FRITURA

19 de agosto de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

SONHO FOFINHO SEM FRITURA

A origem da receita do sonho é nebulosa. A versão mais popular, que tem ares novelescos, é que a receita foi criada na Alemanha por um jovem ajudante de padeiro. Recrutado para defender Berlim, em 1756, foi dispensado por não ter habilidade. O seu potencial era criativo e de volta à padaria, inspirado nas balas de canhão, inventou o sonho, que conquistou fronteiras com sua doçura e leveza.

Com infinitas variações no preparo, a receita tradicional é frita. Mas o desejo de um sonho sem fritura, fofinho e delicioso, vira realidade na receita que vamos ensinar agora. Não fique só na vontade, que tal colocar a mão na massa e experimentar?

INGREDIENTES

Para a massa

1 ½ xícara de leite morno

7 xícaras de farinha de trigo

2 gemas

2 xícaras de açúcar

1 xícara (chá) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

2 tabletes de fermento para pão

Sal a gosto

Para o recheio

Você pode escolher o recheio que quiser, nossa sugestão é o de creme, mas sinta-se livre.

1 lata de leite condensado

1 colher de manteiga

2 gemas

¼ xícara de sumo de limão

¼ colher de sopa de essência de baunilha

Para polvilhar

½ xícara de açúcar de confeiteiro (se não tiver pode usar o normal, é só bater rapidinho no liquidificador)

½ xícara de canela para polvilhar (opcional)

COMO FAZER?

Preparo da massa

Dissolva o fermento no leite morno. Pegue uma tigela grande, coloque o açúcar, as gemas, o sal, a manteiga, despeje o leite com o fermento dissolvido. Junte aos poucos a farinha e comece a sovar. Para facilitar, coloque um pouco de manteiga nas mãos. Sove até a massa soltar das mãos.

Modele os sonhos no tamanho que desejar, o ideal é fazer sonhos menores para a apresentação ficar mais bonita e delicada. Quando modelar, lembre que a massa vai aumentar o tamanho. Ponha a massa modelada em uma assadeira forrada com papel-manteiga, feche a assadeira com papel-filme e deixe descansar na geladeira por aproximadamente 20 minutos ou até a massa dobrar de tamanho. É importante deixar um espaço de dois a três dedos entre uma massa e outra, para não grudar. Por isso, é bom fazer em mais de uma assadeira.

Preaqueça o forno a 200º C, por menos 5 minutos antes de colocar a massa no forno.

Quando a massa estiver pronta, retire da geladeira, deixe descansar cinco minutos antes de colocar no forno.

Depois leve para assar no forno preaquecido, por aproximadamente 30 minutos para a massa cozinhar e ficar coradinha. O tempo vai depender da potência do seu fogão, por isso fique de olho.

Como fazer o recheio

Em uma panela antiaderente, em fogo brando, coloque a manteiga e o leite condensado e mexa até ficar homogêneo. Acrescente o sumo do limão, a essência de baunilha e as gemas peneiradas e misture tudo. Mexa sempre até ficar um creme uniforme com uma textura bem grossa. Deixe esfriar, antes de rechear os sonhos.

Montagem do sonho

Quando retirar os sonhos do forno, espere esfriar um pouquinho para não se queimar e corte-os  no meio. Recheie cada sonho com uma camada generosa do creme feito com leite condensado. Não vamos economizar nessa parte, porque a graça do sonho é o recheio dissolvendo na boca junto com a massa.

Faça uma mistura de ½ xícara de açúcar de confeiteiro, com uma ½ xícara de canela e passe cada sonho nessa mistura.  Se quiser polvilhar mais, é só repetir a proporção da mistura, inclusive, caso não goste de canela, pode polvilhar só com açúcar de confeiteiro.

#DicaEsperta Além da tradicional goiabada, brigadeiro também é um recheio incrível! Para fazer o recheio de brigadeiro não tem ciência, é só cozinhar os seguintes ingredientes, em uma panela antiaderente, em fogo baixo: uma lata de leite condensado, 75g de chocolate meio amargo picado, ½ colher de sopa de manteiga. Mexa sempre até desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo e deixe esfriar antes de rechear os sonhos.

#DicaEsperta Se além de assar, você quer dar uma douradinha a mais nos sonhos, depois de assados, frite-os brevemente em óleo bem quente, só para dar uma cor. Depois com o auxílio de uma espumadeira coloque-os em um papel-toalha para absorver a gordura. Não é uma opção tão saudável, mas você pode querer experimentar.

#DicaEsperta Um recheio supimpa, e que não dá trabalho nenhum, é comprar doce de leite pronto e colocar no meio.  Mais fácil que isso só sonhando! Rs

Fonte das imagens:
Imagem 7: amandocozinhar.com
Imagem 9: receitasdecomidas.com.br
Imagem 10: wpclicrbs.com.br
Imagem 11: bomprincipioalimentos.com.br

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER