Imagem de destaque
SOPA CREMOSA DE GRÃO-DE-BICO COM LINGUICINHA

27 de junho de 2016

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

SOPA CREMOSA DE GRÃO-DE-BICO COM LINGUICINHA

Sopa + inverno = combinação perfeita!  Aquece e lembra a casa da gente, mesmo quando estamos a milhas de distância. Quer uma receita deliciosa? Prepare a colher, que essa sopa cremosa de grão-de-bico com linguicinha é completa e vai surpreender.

INGREDIENTES

2 latas de grão-de-bico cozido escorridas

1 cenoura grande

2 tomates italianos maduros

200 g de linguiça aperitivo

1/2 cebola

2 dentes de alho picadinho

1 talo de salsão ( mais ou menos 1/2 xícara (chá) picado fino)

1 litro de água

1/2 colher (chá) de cominho em pó

1 colher (chá) de páprica doce

1 folha de louro

Azeite extravirgem a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

COMO FAZER?

Passe o grão-de-bico em uma peneira e deixe escorrer bem a água. Separe uma xícara de chá de grão-de-bico para finalização da receita.

Pique a cebola e o alho bem fininhos. Corte a cenoura em cubinhos. Descarte as folhas do salsão e corte o talo em cubinhos. Higienize o tomate, retire as sementes e corte em cubinhos.

Agora que já fez a pré-produção, vamos para segunda parte! Pegue uma panela média, leve ao fogo médio, aqueça um pouco, coloque uma colher de sopa de azeite, adicione a cebola, a cenoura e o salsão picados. Tempere com uma colher de chá de sal e refogue por três minutinhos, até murchar.

Acrescente o tomate em cubinhos, mexa bem, pressionando com a espátula, para ficar espremidinho. Ponha o alho, a páprica, o cominho, a folha de louro e mexa por um minuto, para aromatizar e pegar o sabor.

Despeje duas xícaras (chá) do grão-de-bico, um litro de água, misture bem e deixe cozinhar em fogo médio. Quando ferver, coloque em fogo brando e deixe cozinhar por mais 20 minutos, para reduzir e encorpar.

Enquanto termina o cozimento, prepare os outros ingredientes que vão finalizar a receita.

Pegue uma frigideira antiaderente, aqueça um pouco e coloque um pouco de azeite. Acrescente as linguiças inteiras e a xícara de grão-de-bico, que reservou no início. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa por mais ou menos dez minutos, até dourar.

Desligue o fogo,  retire as linguiças e corte  em fatias finas, depois ponha novamente na frigideira junto com o grão-de-bico e reserve.

Após os 20 minutos do tempo de cozimento da sopa, desligue o fogo.  Retire as folha de louro. Coloque a sopa no liquidificador e bata até ficar com consistência cremosa.

Depois coloque em uma travessa ou sopeira junto com a linguicinha e o grão-de-bico e sirva quentinha, acompanhada por torradas, croutons ou outro tipo de pão da sua preferência.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte da receita: panelinha.ig.com.br

Fonte das imagens:
Imagem 1: panelinha.ig.com.br

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER