SURPREENDA NA CEIA COM NAKED PANETONE

15 de dezembro de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

SURPREENDA NA CEIA COM NAKED PANETONE

Já ouviu falar em Naked Panetone? A tradução literal é panetone pelado, mas de pelado, ele não tem nadinha! Ele surgiu com a tendência do Naked Cake (bolo pelado), que desperta o desejo com recheios aparentes, frutas e até flores em destaque.

A ideia é sensacional e perfeita para quem cansou dos panetones de sempre. Basta comprar um panetone comum e incrementar. Vamos ensinar um recheio delicioso e rapidinho, mas você pode substituir por geleias, Nutella, alternar recheios diferentes. Capriche na escolha das frutas da estação, para dar uma atmosfera natalina e prepare-se para encantar no Natal. Seu panetone vai esbanjar gostosura, vestido com frutas e uma fabulosa calda de chocolate.

A combinação das frutas com a cobertura de chocolate meio amargo promove uma apoteose de sabores. Realmente é uma receita de comer com os olhos e devorar a grandes garfadas! Faça em casa, o pantone vai ficar tão deslumbrante, que se tornará tradição.

INGREDIENTES

Para a massa

Um panetone de 500g ou 700g

PARA O RECHEIO

250g de chocolate meio amargo

Uma lata de leite condensado

PARA COBERTURA

Frutas natalinas: escolha conforme seu paladar, pode ser cerejas frescas, damascos secos, amêndoas, nozes, blueberry fresco. As frutas adicionam sabor e beleza ao panetone.

Açúcar de confeiteiro, para polvilhar.

COMO FAZER?

Pique o chocolate meio amargo, coloque em um refratário seco. É importante que o refratário não tenha nem uma gotinha de água, porque chocolate e água não combinam, já falamos sobre isso aqui no blog.

Coloque o refratário, com chocolate picadinho, no micro-ondas e deixe por aproximadamente um minuto, em potência média, para derreter.  Pause de 30 em 30 segundos, para olhar e mexer com a colher. A potência de cada micro-ondas é variável, portanto, fique de olho. Não espere derreter totalmente, para retirar do micro-ondas. Após um minuto, se ainda tiver pedacinhos de chocolate, você finaliza o derretimento mexendo com uma colher seca. É importante estar atenta, para o chocolate não queimar.

Depois de derreter o chocolate, acrescente o leite condensado. Misture bem e delicadamente. Agora o recheio está prontinho.

Com uma faca de pão, corte o panetone em fatias grossas, como ilustram as imagens  abaixo.

Coloque a primeira fatia no prato que vai servir o panetone, escolha um bem bonito, que valorize a apresentação. Preencha a primeira fatia de panetone com o recheio, cubra com outra fatia e repita o processo, até no final colocar a última fatia no topo e banhar com o resto da cobertura, deixando escorrer pelas laterais. Hummmm… Só de pensar é uma tentação! Mas calma, que vai ficar ainda mais gostoso…

Decore com as frutas natalinas escolhidas, damascos secos, cerejas frescas, nozes…. No grand finale, na coroação, polvilhe açúcar de confeiteiro.

Diga, esse panetone não é a cara do Natal? Dá até para imaginar a família reunida, com muitos olhinhos brilhando à espera do primeiro pedaço. Uma receita no capricho, feita com carinho e amor, é sempre uma forma de presentear quem a gente ama.

#DicaEsperta A quantidade de camadas vai depender do tamanho do panetone e da espessura das fatias. Se quiser um panetone com mais camadas, escolha um maior.

#DicaEsperta Quer variar e dar um colorido às camadas? Alterne o recheio de chocolate meio amargo, com recheio de chocolate branco. Faça o mesmo processo de derretimento e misture com leite condensado. Você pode colocar também recheio de geleia, Nutella, doce de leite… O que sua inspiração sugerir.

Fonte das imagens:
Imagens 1 e 11: capitaozeferino.com.br
Imagens 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10: montaencanta.com.br
Imagem 12: band.com.br
Imagem 13: revistacasaejardim.globo.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    Cookies: A Itatiaia utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade.

    Concordar e fechar