Imagem de destaque
Torta de maçã com sabor de infância

15 de março de 2018

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

Torta de maçã com sabor de infância

Uma sobremesa torna os momentos em família ainda mais especiais. Esta torta de maçã crocante e suculenta vai ficar na memória. Anote os ingredientes e prepare-se para os aplausos!

Para massa

4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó (o de bolo mesmo)
200 g de manteiga (é importante estar bem gelada), a dica é cortar a manteiga em cubos
1 lata de creme de leite (com o soro)
1 gema para pincelar
¼ de xícara de chá de farinha de rosca (para usar na hora de rechear)

Recheio da torta

6 maçãs verdes médias
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
1 e 1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz-moscada ralada
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de açúcar

Como fazer a massa?

Em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga e misture tudo com as mãos (é importante as mãos estarem higienizadas). Não precisa dissolver a manteiga totalmente na massa, uma dica para ela ficar crocante, é justamente não dissolver toda.

Despeje a lata de creme de leite com o soro e misture tudo novamente com as mãos.

Jogue um pouco de farinha de trigo em uma superfície limpa e trabalhe, rapidamente, um pouco a massa, sovando com as mãos. Corte 1/3 da massa e reserve, para finalização.

O legal dessa massa é que não precisa descansar. Passe um pouco de farinha de trigo em um rolo, se não tiver, pode usar uma garrafa de vinho limpa, e abra os 2/3 da massa restante. Faça um X com o rolo e abra a massa do centro para fora.

A forma precisa ter em média 24 cm de diâmetro, como a massa tem bastante manteiga, não precisa untar. Transfira a massa para a forma, enrolando a massa no rolo e colocando sobre a forma. Depois, com as mãos, é só dar uma apertadinha no fundo e nas beiradas. Retire o excesso e guarde, pois depois a massa será usada na decoração.

Faça uns furinhos com um garfo no fundo da massa, para ela não ficar estufada.

Agora, a grande dica: cubra a massa com papel-manteiga e coloque feijões dentro. Isso mesmo! O peso dos feijões deixa a massa mais retinha e crocante.

Depois leve a massa para assar em forno preaquecido por 10 minutinhos. Quando estiver douradinha, pode retirar do forno.

Deixe a massa esfriar um pouco e vamos ao recheio.

Como fazer o recheio?

Pegue quatro maçãs verdes, já higienizadas, corte ao meio e retire as sementes. Depois é só fatiar bem fininhas.

Coloque as maçãs em uma tigela grande e esprema um limão grande em cima, para que elas não oxidem e escureçam.

Adicione uma xícara de açúcar, que pode ser o comum ou mascavo, e misture.

Acrescente a canela e a noz-moscada e misture novamente, para incorporar o sabor.

Coloque a essência de baunilha e misture tudo com uma colher.

Vamos rechear a torta!

Retire o papel-manteiga e os feijões que estão sobre a massa.

Espalhe a farinha de rosca sobre a massa, ela evita que a massa fique encharcada e absorve os líquidos formando um creme.

Depois preencha com o recheio de maçã, polvilhando um pouco de farinha de rosca por cima.

Abra o 1/3 da massa que ficou reservada e cubra a torta com ela. Para finalização, pressione as bordas da massa com os dedos, e faça uma cruz no centro com o auxílio de uma faca, para sair o vapor da torta.

Com o que sobrou da massa, faça tirinhas para decorar, cruzando as tirinhas por cima. É só liberar a artista ou o artista que existe em você!

Leve para assar por uma hora e vinte minutos, retire do forno e pincele com uma mistura de uma gema com duas colheres de sopa de água. Aí leve novamente ao forno, por aproximadamente 10 a 20 minutos, para dourar.

Sirva ainda quentinha com sorvete de creme! Vai fazer sucesso!

#DicaEsperta Se desejar, pode polvilhar uma misturinha de açúcar e canela, na hora de servir. Ou pode polvilhar açúcar de confeiteiro.

#DicaEsperta O tempo de cozimento pode variar conforme a potência do forno, quando estiver douradinha a torta está no ponto.

#DicaEsperta Maçã verde é ideal porque acrescenta uma acidez interessante à receita, mas caso não encontre maçã verde, pode fazer com maçã vermelha mesmo.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

 

Fonte da receita: Cozinha Prática com Rita Lobo:gnt.globo.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER